A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), iniciou, neste sábado, 11/2, uma campanha de fiscalização e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes durante a realização das tradicionais bandas, blocos e festas de Carnaval da cidade.
Neste primeiro dia de festa, as equipes de fiscalização se concentraram na tradicional banda da Bica, realizada na rua 10 de Julho, e na banda da Difusora, na avenida Eduardo Ribeiro, ambas no Centro.
"A Prefeitura de Manaus e todos os seus parceiros estão empenhados neste primeiro Carnaval, após a pandemia, a atuar no combate à exploração sexual e ao trabalho infantil no município. Nosso trabalho aqui é conscientizar e sensibilizar a população quanto a presença de crianças no ambiente, o uso indevido de substâncias químicas perto dessas crianças por parte dos pais ou responsáveis e, principalmente, para pedir à população que não estimule a doação de esmolas ou brindes para crianças nesse espaço", explicou a assistente social da Subsecretaria de Políticas Afirmativas Para Mulheres e Direitos Humanos, Mirella Lauschner.
No domingo, 12/2, as equipes acompanharão a banda do Boulevard, na avenida Álvaro Maia, zona Centro-Sul de Manaus. Assim como no primeiro dia, a ação ocorrerá durante toda a realização da festa, a partir das 16h.
De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Jucimaria Menezes, o principal objetivo a ser cumprido durante este fim de semana é garantir a distância de crianças e adolescentes de situações que ofereçam quaisquer riscos sociais a que esse público pode ser exposto. "Estaremos nos principais pontos carnavalescos justamente para conversar com a população e mostrar que é dever de todos olhar e proteger nossas crianças", reforçou.
A ação de fiscalização busca garantir o cumprimento das normas e regras para a participação adequada de crianças e adolescentes em eventos carnavalescos no Estado do Amazonas divulgadas pelo Juizado da Infância e Juventude Infracional na última quarta-feira, 8/2.
De acordo com a publicação, crianças de 5 a 12 anos poderão participar de bailes infantojuvenis, desde que acompanhadas dos responsáveis. Já os adolescentes com idades entre 12 e 15 anos, poderão participar dos blocos de rua, também desde que acompanhados dos responsáveis e ambos portando identificação.
Pai de dois filhos e amante antigo da folia de carnaval, Raymer Andrade, 42, levou o filho mais velho, de 16 anos, para que pudessem aproveitar juntos a banda da Bica. "É uma festa muito legal e a gente vem todo ano junto, desde que ele era mais novo mesmo, mas a gente sabe que, depois de certo horário, acaba virando um ambiente perigoso para os mais novos. Quando a gente vira pai, o pensamento muda e percebemos que são ações como essa que ajudam a cidade a se tornar menos violenta e abusiva", concluiu.
Para denúncias, a população pode ligar para o contato do Disque-Denúncia da secretaria, a partir dos números 0800 092 1407 e 0800 092 6644, ou ainda pelo Disque 100, serviço nacional.
manaus doação literatura ufam livros amazonas manaus vagas oportunidade cetam educação oportunidade iel manaus educação natal manaus decoração amazonas largo de são sebastião manaus diego bauer 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc amazonas cinema filme policia federal jair bolsonario brasil investigação manaus amazonas ads feira compra oportunidade peixe exportação manaus amazonas economia alemanha amazonas discriminação manaus procon am parintins amazonas festival de parintins boi garantido
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....