Aproveitando o período festivo do Carnaval, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio de parceria entre a Diretoria de Saúde, Diretoria de Assistência Social e a Comissão de Assistência Social e Trabalho da Casa Legislativa, realizou ação de conscientização e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST´s e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), com distribuição de cerca de dois mil preservativos. A atividade aconteceu, nesta quinta-feira (16), no hall Homero de Miranda Leão, na sede do Poder Legislativo.
Os servidores da Diretoria de Saúde e da Diretoria de Assistência Social distribuíram preservativos acompanhados de panfletos informativos, reforçando a importância da prevenção.
Para o diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, a prevenção precisa ser reforçada continuamente, por isso a realização de ações similares em épocas que antecedem festas populares, como o Festival Folclórico de Parintins e as Festas de Fim de Ano. Ele salientou que é extremamente importante prevenir as IST´s, principalmente porque existe uma que ainda preocupa bastante, a AIDS, que não tem cura, apenas controle por meio de retrovirais.
“Por isso, o caminho correto é a prevenção e a educação. Todos os anos, em épocas festivas, realizamos ações deste tipo. Fazemos no Carnaval porque as pessoas bebem e, muitas vezes, encontram parceiros e numa relação desprotegida se contaminam. Então, todos os anos, fazemos esta ação orientando as pessoas para que se divirtam, mas com responsabilidade e se protegendo”, explicou.
A deputada estadual Mayara Dias (Avante), presidente da Comissão de Assistência Social e Trabalho da Aleam, lembrou aos foliões, que eles devem festejar, mas com cuidados e se prevenindo. “Unimos forças com a Diretoria de Saúde e Assistência Social, pois sabemos da importância de lembrar que o principal, não é apenas viver o momento de alegria e euforia, é ter um cuidado com a própria saúde. Por isso, ações para explicar e alertar para o perigo de doenças, evita que tenhamos problemas no futuro, como o aumento no índice de contaminação, por exemplo, por isso apoiamos ações preventivas como a que esta sendo realizada”, declarou.
Alerta
O diretor alerta para a falsa sensação de segurança que o tratamento com retrovirais trouxe sobre o perigo da AIDS. “Com o advento dos retrovirais, a ameaça iminente de mortes desapareceu e isso trouxe uma falsa segurança, porém, por mais que não se morra num curto espaço de tempo, a pessoa terá que tomar remédios para o resto da vida, que vão impactar e trazer efeitos colaterais. É importante viver, mas com qualidade de vida”, afirmou.
livros literatura doação manaus ufam amazonas manaus cetam educação vagas oportunidade educação oportunidade iel manaus decoração amazonas largo de são sebastião manaus natal cinema filme manaus 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc amazonas diego bauer jair bolsonario brasil policia federal investigação oportunidade manaus compra peixe feira amazonas ads amazonas manaus exportação alemanha economia amazonas manaus discriminação procon am amazonas parintins festival de parintins boi garantido
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....