Nesta segunda-feira (20) foram conhecidas as escolas de samba dos grupos de acesso campeãs do Carnaval 2023. A Unidos da Cidade Nova conquistou o primeiro lugar do Grupo B, com o enredo “Cidade Nova é fogo e justiça, Xangô no reino do Norte”. A Dragões do Império assumiu a liderança do Grupo A, levando para a avenida o enredo “Bosquinho Poeta – A estrela poética de um sonhador, hoje reina na Dragões do Império”.
Com a classificação, no próximo ano, a Unidos da Cidade Nova passa a disputar no Grupo de Acesso A. Já a Dragões do Império sobe para o Grupo Especial.
A presidente da escola campeã do acesso B, Fátima Romano, comemorou o título. “Essa vitória representa muito para a gente, pela comunidade, pela diretoria. Foi muito trabalho, suor de todos, e eu só tenho que agradecer à diretoria. Eu resgatei o meu título e estou entrando pela porta da frente de novo”, emociona-se Fátima.
O presidente da Dragões do Império, Carlos Silva, destacou o trabalho de sete meses da comunidade. “A gente trabalhou desde julho, não trabalhamos desde agora como todo mundo trabalhou. Viajamos duas vezes para São Paulo para comprar o material, foi um planejamento muito grande”, assegura o dirigente, comemorando o resultado: “Estamos muito felizes! São Jorge está em festa”.
Tradicionalmente, as escolas dos Grupos de Acesso B e A dão início à programação de desfiles no Sambódromo. Neste ano, as apresentações aconteceram respectivamente nos dias 16 e 17 de fevereiro, como parte de um um conjunto de ações do Carnaval na Floresta, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, enfatizou o trabalho das agremiações levado à avenida e o empenho das escolas.
“Isso também é um reflexo do investimento feito pelo Governo do Amazonas neste ano que ampliou o recurso destinado às escolas e refletiu na avenida com a qualidade maior daquilo que foi apresentado. Isso certamente valoriza os profissionais que estão trabalhando, as pessoas que estão desfilando também se sentem devidamente valorizadas, e o público corresponde com o seu caloroso aplauso”, destaca Apolo.
Além do secretário, participaram da mesa de apuração o representante da União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam) e do Grupo de Acesso Oficial (GAO), entidades que representam os Grupos de Acesso A e B.
As escolas foram avaliadas pelos jurados nos quesitos: Bateria, Samba de Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
Classificação do Grupo B
1 - Unidos da Cidade Nova
2 - Meninos Levados
3 - Império do Mauá
4 - Unidos do Coophasa
5 - Ipixuna
6 - Gaviões do Parque Dez
7 - Legião de Bambas
8 - Leões do Barão Açu
Classificação do Grupo A
1 - Dragões do Império
2 - Presidente Vargas
3 - Acadêmicos da Cidade Alta
4 - Sem Compromisso
5 - Tradição Leste
6 - Império do Havaí
7 - Beija Flor do Norte
8 - Mocidade do Coroado
9 - Mocidade Independente da Raiz
filmes amazonas longa-metragem Cine Carmen Miranda manaus cinema manaus estagio amazonas oportunidade Secretaria de Cultura e Economia Criativa cultura do amazonas marcia siqueira roberto carlos homenagem manaus amazonas show amazonas industria naval barcos evento manaus NN Logística manaus Momo – Um Ato Poético para Testemunhas espetáculo Sala Selma Bustamante amazonas agressão Leandro Macedo dos Santos amazonas mulheres manaus votação internacional conclase papa vaticano prêmio Laureus Rebeca Andrade conquista Ginasta manaus investigação amazonas menor de idade violencia crime FAS amazônia fundação amazônia sustentável vaticano papa francisco papa