Quem é Yomara Lins, primeira mulher a assumir a Prefeitura de Manaus

Primeira mulher a assumir a Prefeitura de Manaus na história, a vereadora Yomara Lins (PRTB) é novata na política e diz ter como compromisso garantir a participação das mulheres na vida pública.


Terceira na linha sucessora, Yomara é a primeira vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e assumiu o principal cargo do Executivo municipal após o prefeito David Almeida, o vice Marcos Rotta, e o presidente da CMM, vereador Caio André, viajarem no feriado de Carnaval.


Yomara Lins está no primeiro mandato como vereadora, é advogada formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pastora e uma das fundadoras da Comunidade Evangélica Internacional do Avivamento.


Desde que assumiu como prefeita em exercício, na sexta-feira (17) , Yomara Lins visitou bairros de Manaus. Na ocasião, ela assumiu o compromisso de trabalhar para ampliar a participação feminina na política.


“Estou garantindo a presença da mulher na vida pública política, um dever e um compromisso que assumo hoje com toda a população manauara. Logicamente, não terei condições de visitar todas as secretarias, mas irei fiscalizar muitas obras dentre outros planejamentos da prefeitura do município já neste primeiro dia”, disse a vereadora, na ocasião.

Ausente da gestão municipal desde sexta-feira, o prefeito David Almeida volta ao cargo nesta quarta-feira (22).


Atuação na CMM


Estreante na CMM, Yonara foi eleita vereadora com 4.278 votos, nas eleições de 2020. Segundo a CMM, ao longo de seus dois primeiros anos de mandato, a parlamentar apresentou 318 Requerimentos, 26 Projetos de Leis e 51 Indicações.


Entre os Projetos de Leis apresentados está o PL nº 346/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação do disque 180 nos estabelecimentos de acesso ao público. O número é voltado às denúncias de violência contra as mulheres.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa