O espaço aéreo do Território Indígena Yanomami, em Roraima, será fechado novamente em 6 de abril e não mais em 6 de maio, como a Força Aérea Brasileira (FAB) havia informado num primeiro momento. A decisão foi tomada durante reunião entre os ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Defesa, nesta quinta-feira (23).
"É importante para desestimular a questão do garimpo. Evidentemente que, nesses últimos dias, tem acontecido um, dois voos, no máximo. Então, nós vamos dar mais esse prazo para, a partir do dia 6 de abril, fechar completamente", disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, avaliou que houve uma redução significativa do garimpo ilegal na região, com voos encabeçados por garimpeiros sendo reduzidos a praticamente zero, em alguns casos.
"Como há ainda duas ou três áreas em que as pessoas estão insistindo [em ficar], nessa nova fase vai haver o fechamento do corredor, no que se refere ao tráfego aéreo. E nós vamos agora, já na próxima semana, intensificar prisões das pessoas que estão, infelizmente, descumprindo a lei e fazendo garimpo no território yanomami", disse.
Os ministros também anunciaram que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar uma espécie de censo no território yanomami para identificar e coletar dados.
páscoa caravana da páscoa caça aos ovos maanaus amazonas amazonas mudança de nome manaus castanha castanha-do-amazonas castanha-do-pará novo nome isabelle nogueira cultura evento manaus amazonas festa da cunhã manaus belezas cultura largo de são sebastião amazonas Jogo das Estrelas arena da amazônia amazonas jogo manaus futebol PCDs vagas de emprego amazonas manaus pessoas com deficiência itacoatiara congresso seminario amazonas seminario de matematica manaus Semana da Conciliação Trabalhista TRT-11 manaus amazonas cinema cultura amazonas exibição de filme manaus gemeas siamesas amazonas manaus parto Maternidade Ana Braga