O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) alerta a população amazonense para falsas propagandas de lojas na internet, em razão de diversas denúncias e reclamações registradas junto ao órgão. Nesse sentido, o Instituto oferece orientações e dicas para que os consumidores não passem por problemas após efetuar suas compras on-line.
Com a correria do dia a dia, mais pessoas têm buscado o comércio eletrônico no Amazonas, atraídos pela praticidade da compra sem sair de casa e por ofertas com preços mais baixos do que nas lojas físicas. Por outro lado, aponta o Procon-AM, houve aumento nos casos de golpes nas compras on-line, por conta de empresas falsas que criam perfis e sites para vendas de produtos que não existem.
Esses casos tiveram crescimento no período de Carnaval, e em razão disso o órgão orienta os consumidores a redobrar a atenção quando o pagamento for realizado por meio de Pix, verificando se a conta de destino está em nome diferente do local onde está comprando, visto que circulam muitas falsas propagandas, principalmente em nome de lojas populares.
“Temos recebido diversas reclamações e consultas de consumidores que realizaram compras utilizando links de anúncios nas redes sociais e acabaram no prejuízo. Ao navegar pelas redes sociais somos impactados pelos mais variados anúncios, em geral relacionados aos nossos interesses e por isso é importante tomar cuidado”, afirma Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM.
O órgão de defesa aponta que a maioria dos anúncios que aparecem todos os dias ao acessar as redes sociais, principalmente as ofertas muito vantajosas, trata-se de fraude, e que com frequência o golpe é feito utilizando nomes e logotipos idênticos ou muito semelhantes aos de grandes marcas. Depois de realizado o pagamento, normalmente em boleto, Pix ou débito, é muito difícil identificar os responsáveis e recuperar o dinheiro.
“Pedimos para que os consumidores pesquisem o histórico das reclamações de outras pessoas pela internet e desconfiem de ofertas miraculosas”, afirma Fraxe.
Entregas e publicidade
Outra queixa relativa a compras on-line é a não entrega do produto no prazo. O Procon-AM também alerta que o site deve ter política de privacidade, pois o consumidor está colocando ali seus dados pessoais, bancários, do cartão de crédito e deve ser um ambiente seguro. “Se é uma página que não tem identificação, não tem canais de contato, desconfie e não compre”, aconselha Sasha Suano Veiga, diretora técnica do Procon-AM.
Quanto à publicidade enganosa, o Procon-AM recomenda que o consumidor procure denunciar a prática junto aos órgãos de defesa do consumidor, registrando boletim de ocorrência. E, caso tenha efetuado compra com cartão, informar à operadora e buscar cancelar a operação.
Na maioria dos casos a prevenção é a melhor alternativa, por isso é bom ficar de olhos nessas orientações do Procon-AM:
Preços: desconfie de ofertas vantajosas demais, com preços muito abaixo dos praticados no mercado.
Dados obrigatórios: procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail). Cheque se essas informações estão corretas e teste os canais de comunicação da loja antes da compra.
Endereço: confirme se as páginas que exigem dados pessoais para a compra iniciam por “https://” e se o cadeado está ativado (ícone amarelo numa extremidade da página).
Referências: prefira fornecedores renomados ou recomendados por amigos ou familiares. Se não conhecer a empresa ou não tiver referências boas do site, não compre.
Pagamento: não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta.
Privacidade: leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.
Documentos: imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.), inclusive e-mails de confirmação.
Crime: em caso de estelionato, registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima da sua residência ou na Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon).
Denúncias no Procon-AM
O órgão fica aberto para atendimento da população de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, zona centro-sul da capital.
Outros canais de atendimento do órgão de defesa do consumidor são os números (92) 3215-4009 e 0800 092 1512, e o e-mail fiscalizacaoprocon@
investigação policia federal brasil jair bolsonario ads manaus compra oportunidade peixe feira amazonas alemanha amazonas exportação economia manaus procon am manaus discriminação amazonas festival de parintins parintins boi garantido amazonas manaus OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça oab amazonas amazonas manaus Projeto Voo Campeão esporte artesa amazonas cultura expoartes manaus manaus amazonas led Festival Nema show manaus denuncias procon-am black friday amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....