Presidente da Comissão de Política Sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Daniel Almeida (Avante) realizou ações de conscientização e panfletagem sobre o combate às drogas, à importunação sexual e ao trabalho infantil nas bandas de Carnaval da capital.
O parlamentar esteve pessoalmente em bandas e blocos nas zonas Sul, Leste e Norte da capital, na última terça-feira (21). Esta foi a primeira atividade oficial da comissão fora do recinto da Aleam.
“Precisamos conscientizar quem gosta de pular o carnaval de que tudo precisa ser feito com responsabilidade e respeito. São momentos de alegria e felicidade que horas depois trazem riscos e consequências para a vida toda. É uma ação educativa e de conscientização. Saímos com um saldo bem positivo e fomos muito bem recebidos pelos foliões”, comentou Daniel.
Na Zona Sul
Daniel iniciou as ações na Banda do Cajual, no Morro da Liberdade. Na ocasião, o deputado e a equipe conversaram com a população, alertando sobre as diversas formas de violência, assédio e a exploração do trabalho infantil, época em que mulheres e crianças ficam totalmente vulneráveis.
“As pessoas têm a mania de achar que por ser carnaval tudo pode. Tudo está liberado. Vejo muito desrespeito com nós mulheres, principalmente nessa época. Parabenizo essa ação, ela faz lembrar a macharada que assédio é crime. Meu corpo me pertence!”, afirmou a estudante de direito, Mônica Lucena, 27.
Na Banda da Boca do Emboca e na Banda do Galo, ambas no Educandos, o público ficou surpreso com a presença do parlamentar encabeçando a ação educativa. “É de grande valor. É uma atitude simples, mas que leva qualquer um à reflexão nesse exato momento. Parabenizo a atitude e que continue assim”, declarou o farmacêutico Jonas Lopes, 35, ao lado dos amigos na banda do Galo.
Para a autônoma Ana Gonçalves, 30, tipos de campanhas como a realizada pelo parlamentar precisam estar em evidência no dia a dia. “Todo mundo que pula o carnaval esquece de direitos e deveres. Essa atitude de entregar um panfleto e conversar só reforça o meu pensamento, que precisamos ter mais campanhas. Toda hora, dia a dia... o povo parece que esquece. Então, tem que lembrá-los”, sugeriu a autônoma, bastante alegre na Banda do Galo.
Na Zona Norte
Tradicional banda da zona Norte, a Banda da Sarita, no bairro Cidade de Deus, recebeu a atividade da comissão. No total, mais de 3 mil pessoas passaram pelo evento, realizado há mais de 20 anos e que leva o apelido carinhoso dado pelos amigos a Manoel Nenes, 55 anos, umas das principais lideranças da comunidade.
“A banda é para as famílias do nosso bairro, da nossa comunidade. Faço isso com carinho e fico feliz de recebermos uma ação assim. O povo tem que ter consciência de que não pode passar do limite”, declarou Manoel, que prefere ser chamado de Sarita.
Impacto
Na ação da comissão, estima-se que pouco mais de 10 mil pessoas tenham sido impactadas com as atividades de sensibilização e informação à população. “Vamos fazer ainda mais nesse pós-carnaval e vamos programar atividades melhores e de maior impacto. Se nessa aqui tivemos pouco mais de 10 mil pessoas, na próxima queremos dobrar esse número”, comentou o deputado.
empresários CDA Food Show encontro amazonas evento manaus amazonas campanha manaus projeto nota fiscal programação Caravana do Empreendedor manaus o Shopping Manaus ViaNorte amazonas manaus amazonas garantido parintins festival de parintins manaus música show amazonas dj manaus amazonas Escambo Rede Parente projeto amom mendel amazonas fred ramos manaus politica pagamento manaus amazonas justiça uber briga arena da amazônia futebol ronaldinho gaucho manaus jogo das estrelas jogo amazonas Amazonas Energia SA manaus apagão queda de energia procon-am amazonas