Neste sábado (04), o Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro, retoma a programação gratuita da Mostra de Cineastas Amazonenses, a partir das 18h30. Desta vez, apresentando os filmes do cineasta Z Leão. A exibição dos curtas-metragens é gratuita e tem classificação livre para todos os públicos.
O evento, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, exibirá seis filmes produzidos pelo cineasta natural do município de Anori (a 195 quilômetros de Manaus).
O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, afirma que a iniciativa prioriza divulgar a importância de materiais audiovisuais realizados por artistas do nosso estado.
“Essa iniciativa gera uma oportunidade de destacar o cenário independente do audiovisual e mostrar o talento dos nossos artistas, além de atrair um público maior aos nossos espaços e trazer essa aproximação a este meio artístico”, afirmou Apolo.
Sobre o cineasta
Com 39 anos de profissão, Z Leão realizou mais de 200 oficinas e cursos de cinema, além de documentários em 30 municípios do Amazonas e em estados como Rondônia, Roraima e Rio Grande do Sul. O cineasta também levou sua experiência com o audiovisual para países da América Latina como o Uruguai e Venezuela.
Ao todo, Z Leão conseguiu democratizar o acesso aos conceitos da sétima arte para mais de sete mil pessoas. O cineasta já produziu cerca de mil e duzentos filmes de um minuto, além de 300 curtas-metragens e documentários.
Sinopse dos filmes
Filme: “As Flores de Plástico Não Morrem”
Sinopse: O que poderia ser um dia trágico se tornou uma vingança sem plano de acontecer.
Filme: “Promessa e Devoção”
Sinopse: Documentário sobre os 131 anos da festa de Nossa Senhora do Livramento em Manacapuru.
Filme: “Eu Juro”
Sinopse: Nunca faça um juramento pela sua morte, você não sabe quem estará lhe ouvindo.
Filme: “Reconstituição o Amor que Mata”
Sinopse: Um relato de feminicídio por quem estava fora e por quem foi vítima do caso.
Filme: “Well Kill”
Sinopse: Kill já era um caboclo marcado para morrer, mas teve seus últimos desejos atendidos pelo matador.
Filme: “Não Sabem Morrer”
Sinopse: Velhinhos gaúchos que estão cansados de esperar a morte fazem uma aposta para ver quem morre primeiro.
Dia Mundial da Criatividade manaus amazonas wcd manaus espetáculo manaus amazonas diário das marias manaus empoderaELA projeto mulheres amazonas manaus aeroporto de manaus amazonas viagem amazonas manaus energia elétrica sem energia apagão Amazonas Food Festival banda Raimundos manaus amazonas pc-am investigação operação mateus lider religioso manaus aliciamento de menor amazonas aulas manaus cronograma amazonas ead cetam manaus mpf ditadura no Amazonas amazonas ruas predios amazonas capacitação transformação projeto ct manaus