O Governo do Amazonas vai oferecer incentivos para 14 atletas com índices pré-olímpicos, nas modalidades wrestling, lançamento de dardos, arremesso de peso, basquete 3×3, arco e flecha e natação. O objetivo é viabilizar condições de treinamento e preparação para representar o estado nas Olimpíadas de Paris 2024.
O número de beneficiados deve ser ampliado, e os atletas devem contar com uma equipe de nutricionista, fisioterapeuta, além de outros profissionais.
“O que a gente está fazendo é dando a oportunidade para jovens, adolescentes, atletas, crianças que de outra forma não teriam as condições de desenvolver uma atividade como essa. É a oportunidade para eles chegarem a uma competição como as Olimpíadas. Essa é uma experiência única na vida de qualquer cidadão, na vida de qualquer atleta”, disse o governador Wilson Lima.
Uma das promessas do atual ciclo olímpico é Sabrina Gama, de 23 anos, que conta no currículo com cinco títulos brasileiros de wrestling (luta olímpica), sendo duas conquistas do Brasileiro Júnior e três no Brasileiro Sênior. Atualmente, a amazonense é titular da Seleção Brasileira na categoria até 53kg.
“O governo está apoiando e incentivando, algo que antes não tinha, principalmente perto das Olimpíadas. É a minha primeira olimpíada, e vou fazer o possível e o impossível para estar dentro. E agora vou ter mais esforço ainda por causa desse investimento”, disse a atleta.
Outra promessa amazonense é Caio Arcos, da natação, que em 2022 participou do Campeonato Mundial Estudantil Gymnasiade, na França, ocupando o 5º lugar nos 200m costas. Ele também esteve na Copa Pacífico de natação, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
O atleta amazonense pratica a modalidade desde os 7 anos de idade. Sob determinação médica, Caio descobriu na natação uma forma de superar problemas pulmonares. Atualmente, o nadador já conquistou 240 medalhas, e o seu maior sonho é representar o Brasil nas Olimpíadas.
“A gente sabe como é difícil ter recursos para continuar indo paras competições, continuar em forma, continuar em treinamento. É uma grande felicidade ter nossos esforços reconhecidos. É uma ajuda para alcançarmos nossos sonhos”, disse o atleta.
Natural de Nova Olinda do Norte, no Amazonas, a lutadora Ketlen Vieira, de 31 anos, é a primeira amazonense a chegar ao UFC. Ela também foi contemplada com incentivo por meio do Governo do Amazonas.
“Sem ajuda nenhuma, a gente já tinha diversos nomes levando o esporte amazonense ao topo, então eu acredito que, com esse incentivo, muito mais atletas vão se destacar no cenário, não só nacional, mas mundial. É muito difícil chegar ao UFC, e é mais difícil ainda você se manter lá, e agora o Governo do Amazonas vai estar dando todo suporte”, afirmou a lutadora.
Investimentos
No total, um pacote de mais de R$ 8 milhões em investimentos já foi anunciado pelo governador Wilson Lima para incentivar atletas e práticas esportivas entre crianças e jovens.
O planejamento inclui o pagamento dos contemplados no edital Bolsa Esporte 2022, lançamento dos projetos Amazonas nas Olimpíadas de Paris e Formando Campeões, e a ampliação do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior, o +Pelci.
“Nós vamos ampliar em 50% o Pelci. Hoje nós temos 32 bases aqui em Manaus e seis núcleos no interior do estado. Agora, não vamos colocar mais mil atletas na Vila Olímpica e mais 4 mil em todas nossas bases que já foram reformadas”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).
amazonas banda Raimundos Amazonas Food Festival manaus amazonas pc-am manaus operação mateus investigação aliciamento de menor lider religioso aulas ead cetam manaus amazonas cronograma mpf manaus predios ruas ditadura no Amazonas amazonas capacitação projeto ct transformação amazonas manaus onça natureza manaus meio ambiente filhotes amazonas peixe tambaqui amazonas periodo defeso manaus Yara Amazônia Lins Assembleia Legislativa do Amazonas tce-am manaus amazonas Millennium Shopping manaus amazonas Dia Mundial da Saúde vacinação gratuita esporte natação reeducação aquática amazonas manaus