Jornalista Evandro Lobo lança o livro ‘Poemas perfeitos para levar no peito’, nesta quinta-feira


O jornalista e poeta Evandro Lobo lançará, nesta quinta-feira (09), o livro intitulado ‘Poemas perfeitos para se levar no peito’, publicado pela Editora Valer. O evento será realizado na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja, localizada na rua Monsenhor Coutinho, 529, Centro de Manaus, às 17h. 


Em suas 127 páginas, o autor mergulha na rara sensibilidade e apuro nas coisas simples e humanas, vividas do ponto de vista subjetivo. Para o poeta Tenório Telles, que escreveu as orelhas do livro, os poemas de Lobo, estruturados como pequenas iluminuras, evocam sua visão da vida, dos sentimentos, das relações afetivas e seu olhar sobre a condição humana. 


Ainda segundo Tenório, outro aspecto que sobressai na obra do jornalista é a força do poético como lenitivo para a existência, como o que ele cita: “Poesia sempre abre a porta de quem com a vida se importa”. 


Os poemas, escritos por Lobo, levam o leitor à reflexão sobre o excesso discursivo, característico do nosso tempo – fala esvaziada de significação, sem controle. Em sua aparente despretensão, esta obra suscita muitas questões e, ao mesmo tempo, convida o leitor a uma interlocução sobre a busca, os sentimentos e a precariedade do nosso existir no mundo.


Hoje bem que poderia 

ser só mais um dia,

mais que um dia 

sem agonia.

Bem que poderia...


Outro poema que compõe o livro e expressa bem a questão das relações humanas e livre de rebuscamento, como o próprio poeta diz: o “simples que se rende ao belo”: 


E nessa guerra de egos

é que se vê

o quanto somos

tão cegos.


Sobre Evandro Lobo


Jornalista formado pela antiga Universidade do Amazonas, hoje Ufam, poeta por pura paixão, atualmente trabalha como editor de textos na TV Acrítica e Encontro das Águas. 


Recebeu um prêmio de melhor poesia sobre Manaus, em 2012, pela Academia Amazonense de Letras, e também recebeu outro prêmio na categoria Poesia, do concurso Literário do Governo do Amazonas em 2004, com o livro...’de versos’.


Fonte: com informações da assessoria de imprensa