Entre os dias 21 e 23 de março será realizado, em Manaus, o Curso de Patentes e Bioinovação para a região Amazônica. O objetivo do curso é colocar em discussão como a biotecnologia moderna se inseriu no sistema de patentes e como a legislação trata a proteção das criações neste campo tecnológico, bem como apresentar o potencial das patentes como fonte de informação tecnológica para pesquisas e auxiliar nas tomadas de decisões para transformá-las em produtos no mercado.
O evento é organizado por meio de parceria entre a Suframa, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), que cederá o Campus Distrito, na zona Sul da capital amazonense, para a realização da atividade.
As inscrições para a comunidade em geral – em especial docentes, alunos de pós-graduação e bioinovadores atuantes na Amazônia Ocidental – serão abertas na segunda-feira (13) e podem ser efetuadas gratuitamente até o dia 21, por meio do link.
Inicialmente, serão ofertadas 20 vagas para o público em geral, a serem preenchidas pela ordem de inscrição, para as atividades presenciais programadas para os três dias de curso. Para quem não conseguir se inscrever na modalidade presencial, o conteúdo teórico da capacitação, referente à programação dos dias 21 e 22 de março, será transmitido virtualmente pelo canal da TVIFAM no YouTube (https://www.youtube.com/@tvifamoficial).
Para ambas as modalidades haverá a emissão de certificados, de forma online, condicionada à 75% de participação e contendo a carga-horária do curso (16h para o telepresencial e 24 horas para o presencial). Poderá ser exigida pesquisa de satisfação para emissão do certificado.
Acordo
Destaca-se que o curso é uma iniciativa oriunda do Acordo de Cooperação Técnica nº 4/2022 (SEI nº 1275976), celebrado em 16 de março do ano passado entre a Suframa, o INPI e o Ifam, tendo como objetivo a "disseminação da cultura da inovação e proteção da propriedade industrial na Amazônia Ocidental com vistas a aumentar o uso deste sistema pelos seus residentes na região e contribuir para a consecução das ações da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual na região".
Conteúdo e cronograma das atividades
21/03 - Manhã- Aula expositiva:
Apresentação das especificidades da Biotecnologia no sistema de patentes, e do histórico da propriedade intelectual referente à biotecnologia.
21/03 – Tarde - Aula Expositiva:
O cenário geral do patenteamento da biotecnologia. Questões éticas e patentes socialmente inadequadas. O patenteamento de seres vivos no Brasil e em outros países. Principais tratados internacionais. Diretrizes de exame em biotecnologia no INPI.
22/03 – Manhã - Aula Expositiva:
A legislação de acesso ao patrimônio genético e ao Conhecimento Tradicional associado, de 2000 até os dias atuais. Interface da legislação de acesso ao PG com o sistema de patentes.
22/03 -Tarde - Aula Expositiva:
O documento de patente. Condições e requisitos de patenteabilidade. A atividade inventiva e a suficiência descritiva no campo da biotecnologia. Bases de dados para a busca de patentes no campo da biotecnologia. A importância da busca para a redação do pedido de patente.
23/03 – Manhã e Tarde - Oficina presencial em sala de computadores:
Oficina de busca de informação tecnológica em documentos de patente. Discussão de estratégias de busca relacionadas à bioprodutos. Discussão de resultados e casos práticos em grupo.
manaus semana santa amazonas peixe venda de peixe em manaus consumo de peixe amazonas Segurança Pública do Estado manaus reajuste Wilson Lima cultura manaus amazonas lgbt cinema cultura música amazonas Festival Zero 92 arte manaus amazonas indigenas cultura conversa livraria valer manaus recursos humanos plataforma banco de talentos amazonas senai manaus amazonas policia fios de cobre manaus radares de velocidade video detran Corredor Criativo da Amazônia manaus FAO amazonas amazonas denuncia manaus ipaam resgae manaus garantido amazonas feijoada caprichoso