O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o projeto de Lei nº189/2023 que dispõe sobre as diretrizes para o fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar no Amazonas. A propositura tem a intenção de promover a inclusão e desenvolvimento sustentável para as famílias rurais.
Para Cristiano, essas diretrizes vão incentivar a participação das cooperativas em feiras e eventos locais, regionais e nacionais, como forma de ampliar sua visibilidade e acesso a novos mercados. “Além de mais visibilidade aos produtores, também queremos estimular por meio de políticas públicas que ofereçam incentivos financeiros e técnicos para esse fortalecimento”, acrescenta.
As cooperativas são organizações que reúnem produtores para fortalecer sua capacidade de negociação e comercialização, além de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.
Na justificativa do PL também estão as orientações para capacitação e treinamento gestores de cooperativas e dos próprios cooperados, visando o aprimoramento da gestão e da produção, bem como a ampliação da capacidade de negociação e comercialização.
No pós-pandemia, a queda do PIB, o aumento da taxa de desemprego e da fome, a ampliação do papel da agricultura familiar e suas cooperativas são fundamentais para a retomada de um desenvolvimento sustentável. Portanto, é imperioso promover junto ao cooperativismo políticas públicas para o acesso aos ativos e aos serviços rurais, aos recursos de capital de giro e investimentos em logística e agroindústria.
“Queremos trabalhar a representatividade e o acesso a recursos com outras organizações da sociedade civil e do poder público”, argumenta o parlamentar que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa).
Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente
Cristiano D’Angelo é natural de Manacapuru (93km da capital), filho de agricultores, desde os 16 anos de idade é empresário no ramo da agricultura e pecuária. Até hoje, é um forte incentivador do desenvolvimento econômico, cultural e social da região metropolitana de Manaus. Cumpre seu primeiro mandato, na 20ª Legislatura do Estado do Amazonas, além de ser presidente da Comapa, também é vice-presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento e titular da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação.
literatura manaus doação ufam livros oportunidade educação manaus vagas cetam amazonas iel oportunidade manaus educação natal decoração manaus amazonas largo de são sebastião amazonas cinema filme 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc diego bauer manaus investigação brasil jair bolsonario policia federal manaus feira compra ads oportunidade peixe amazonas economia amazonas exportação alemanha manaus discriminação manaus amazonas procon am festival de parintins amazonas parintins boi garantido
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....