A produção literária infantil do Amazonas ganha destaque nacional ao traduzir de maneira genuína a vida dos ribeirinhos, o folclore e elementos regionais. A obra “Apenas uma canoa nas noites de verão”, da autora amazonense Leila Plácido, despertou o imaginário do leitor de outras regiões do país e entrou para os acervos nacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
O livro foi o vencedor do Edital Prêmio Amazonas Criativo nº 07/2021 promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A narrativa conta a saga de uma canoa, desde a sua origem em forma de semente, até o contato com os ribeirinhos e animais à margem do rio. A canoa é conduzida por seu Chico que percorre uma vida de aventuras, contos e folclore. A fábula traz ensinamentos sobre valores reais da vida, sustentabilidade e preservação ambiental.
“O país inteiro tem essa curiosidade sobre o nosso folclore e todo o conceito mítico do folclore nortista, então atribuo o sucesso a isso, a ter feito a fábula com base nesse cenário que é muito rico para criar, fazer alusão a nossa terra, lendas e mitos”, pontua a autora.
Para o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, os editais fortalecem o setor cultural do estado, permitindo uma maior divulgação dos trabalhos autorais.
“O Amazonas é o grande cartão de visitas do país e quando o setor cultural preconiza o folclore e as raízes nortistas, de uma maneira bem fundamentada, lúdica, que é o caso do livro da Leila Plácido, o interesse é natural”, enfatiza o secretário.
Ainda segundo a autora, a obra também foi inspirada na toada “Saga de um Canoeiro”, de Ronaldo Barbosa. “Eu amo esta toada e sempre pensei como seria a visão da canoa e comecei a escrever a saga do personagem”, explica a escritora.
Além da fábula, Plácido é autora dos títulos “Quase o Fim” (2016), “A menina que viajou o universo sem sair da cama” (2020), “Se um arco-íris toca numa gárgula” (2020) e participou da coletânea de contos “Encantarias” (2020), do coletivo Visagem.
O livro “Apenas uma canoa nas noites de verão” está disponível online gratuitamente na Biblioteca da Leila. E, nos acervos nacionais nos links Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Cenpec.
Mania de Ler
Em Manaus e em cidades do Brasil, Leila Plácido participa de encontros literários, promovendo a divulgação da obra contemplada no edital cultural do estado.
No início deste ano, a autora foi a convidada do projeto da secretaria de Cultura, Mania de Ler, que disponibiliza um acervo de 1,2 mil obras infantis e infantis e infantojuvenis em um veículo adaptado, no Largo de São Sebastião, Centro da cidade.
No encontro, Leila promoveu uma tarde de leitura sobre a fábula amazônica, o processo de criação da obra, além de ter apresentado as aquarelas que ilustram o trabalho.
livros manaus literatura ufam doação manaus cetam amazonas vagas educação oportunidade manaus iel oportunidade educação largo de são sebastião amazonas natal manaus decoração amazonas 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc manaus diego bauer cinema filme investigação brasil jair bolsonario policia federal peixe manaus compra oportunidade feira amazonas ads manaus economia alemanha exportação amazonas procon am discriminação amazonas manaus parintins festival de parintins boi garantido amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....