Quatro estreias nacionais marcam agenda do ator indígena Adanilo em março de 2023


"Sinto orgulho por contribuir em narrativas que valorizem a nossa região", essa é a resposta do ator indígena amazonense Adanilo ao ser questionado sobre a sua participação em grandes estreias de alcance nacional do audiovisual somente no mês de março de 2023. Em quatro Amazônias diferentes, o ator dá vida a personagens que evidenciam a importância da representatividade artística amazônida e da criação de espaços de fala em grandes produções.


Criado no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, o menino com raízes indígenas do Baixo Tapajós que não imaginava um dia ter o rosto estampado em produções nacionais, agora organiza o cronograma das estreias, todas em março.


"É um momento distinto da minha carreira estrear quatro grandes trabalhos num mês. Uma oportunidade de me conectar com um público que ainda não me conhece. Só quero celebrar o fato de uma pessoa indígena, de Manaus, do Norte do Brasil ocupar esses espaços. Espero contribuir para abertura das portas do mercado audiovisual para gente como eu", destacou Adanilo.


DOM - No dia 17, estreia a segunda temporada da série 'Dom', onde Adanilo interpreta Aracaê na continuação da jornada real de Pedro Dom (Gabriel Leone), um rapaz classe média carioca que torna-se líder de uma gangue criminosa no início dos anos 2000. Na trama, Acaraê aparece em uma das voltas ao passado vividas por (Victor Dantas), - pai de Dom - , em uma missão policial na Amazônia.


CIDADE INVISÍVEL - A segunda estreia do mês é destaque na Netflix. "Cidade Invisível" conquistou o público na primeira temporada e retorna em 2023 com Adanilo no elenco. A produção segue explorando as histórias de entidades do imaginário brasileiro com muito suspense, com estreia marcada para o dia 22 de março.


O RIO DO DESEJO - Um dia depois, no dia 23, estreia o longa "O Rio do Desejo", baseado no conto "O Adeus do Comandante", do autor amazonense Milton Hatoum, o filme dirigido por Sérgio Machado conta com a participação de Adanilo em uma história protagonizada por Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira e Gabriel Leone.


Filmado no município de Itacoatiara, a 176 km de Manaus, o longa-metragem conta a história de três irmãos que convivem sob o mesmo teto, apaixonados pela mesma mulher. Em Manaus, a pré-estreia aconteceu no Teatro Amazonas, no último dia 7 de março, e contou com a participação do elenco e direção do filme.


NOITES ALIENÍGENAS - E para fechar as estreias, o premiado Noites Alienígenas. A primeira produção acriana a entrar em circuito nacional garantiu a Adanilo o prêmio de melhor ator no Festival Guarnicê, e menção honrosa no Festival de Gramado, onde levou 5 kikitos, entre eles o de Melhor Filme. 


"O que mais me deixa feliz é que em todos estes trabalhos vamos estar falando da Amazônia, por diferentes perspectivas", destaca o ator. 


Futuros projetos


Além das estreias do mês de março, o ator amazonense marcará presença em outros projetos ao longo do ano. Em sua primeira produção internacional, Adanilo participa do longa "Eureka", do diretor argentino Lisandro Alonso.


Com o curta-metragem "Castanho", Adanilo estreia este ano como diretor, contando uma história que se passa no interior do Amazonas.


Atualmente, segue até maio na cidade do Rio de Janeiro para gravar a segunda temporada da série "Um Dia Qualquer", dirigida por Pedro Von Kruger e produzida por Denis Feijão. Na série, Adanilo é participante de um grupo que entra em conflito com a milícia na disputa por territórios cariocas.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa