Em parceria inédita, o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) expõe até 22 de março de 2023, no Salão de Exposição da cidade de Taquaritinga do Norte (PE) a mostra itinerante “Cem Pilum – A História do Dilúvio” que trata de pinturas do artista plástico Feliciano Lana, indígena da etnia Dessana, falecido em 2020, vítima da Covid-19. A exposição integra o 16° Curta Taquary (PE). O horário de visitação ocorre das 8h às 17h.
O projeto de exposição surgiu a partir da exibição do filme “Cem Pilum – A História do Dilúvio”, do produtor audiovisual Thiago Morais, no Festival Curta Taquary, em 2022. De acordo com o diretor do Museu Amazônico, Dysson Teles, a exposição permite potencializar a circulação do acervo. “O Museu Amazônico promove a exposição itinerante e, espera que, ao final da mostra, o público possa conhecer um pouco mais sobre a mitologia do povo Dessana”, enfatiza Teles.
“Em 2022, na sua 15º edição do Curta Taquary, a animação Cem Pilum – A história do dilúvio foi filme de abertura do nosso festival e este ano pensando numa exposição a partir da tema do festival, convidamos o Museu Amazônico para integrar nossa programação, e trazer esta exposição para Taquaritinga do Norte / Pernambuco é muito importante para o nosso intercambio cultural”, afirmou Alexandre Soares, coordenador do Festival Curta Taquary.
Proposta para itinerância em Manaus
Ao retornar para Manaus, a proposta do Museu deve percorrer vários espaços comunitários com o intuito de promover a obra do artista, mas também divulgar o acervo do Museu, despertando interesse da população para conhecer essa e outras obras do patrimônio histórico, pertencentes à Universidade.
Segundo Thiago Morais, diretor do curta Cem Pilum e servidor da Ufam, “a participação do filme no Curta Taquary permitiu a parceria, levando os responsáveis do festival a proporem a exposição, uma vez que, é nossa cultura atravessando fronteiras, levando ao público de outras regiões o nosso acervo”.
Sobre a exposição
A narrativa mitológica em questão nos permite acompanhar o descumprimento da ordem do Deus Criador por Cem Pilum (pássaro). No tempo antigo, existiam animais ferozes que assolavam a terra. Vendo isso, o Deus Criador pediu a Cem Pilum que fizesse a água do mundo inteiro subir até o nível das matas, extinguindo esses animais.
Esse e outros mitos Dessana, desenhados por Lana, podem ser encontrados na coleção Feliciano Pimentel Lana no Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (MA/UFAM). A coleção foi adquirida em 1996 e conta com aproximadamente 300 obras que retratam a cosmologia do povo Dessana, da região do Alto Rio Negro, Amazonas.
brasil investigação policia federal jair bolsonario oportunidade ads amazonas feira peixe manaus compra alemanha exportação economia amazonas manaus amazonas manaus procon am discriminação festival de parintins boi garantido amazonas parintins oab amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça manaus OAB-AM esporte manaus Projeto Voo Campeão amazonas artesa amazonas expoartes cultura manaus Festival Nema show manaus led amazonas amazonas procon-am denuncias manaus black friday
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....