Joana Darc realizará segunda Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down


Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta terça-feira (21), a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), presidirá a Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a ser realizada  por meio de sua propositura.


O evento, que acontecerá no Plenário Ruy Araújo, contará com grandes nomes da causa e pessoas com Síndrome de Down e suas famílias.


Durante a solenidade, a parlamentar pretende homenagear personalidades e instituições pelos serviços relevantes às pessoas com Síndrome de Down no Estado.


“Como mãe de uma criança com Síndrome de Down, fico honrada em anunciar que a Casa vai mais uma vez, realizar  a Sessão Especial para as pessoas com Down. É através do diálogo que conheço as necessidades de cada família, ajudando com recursos de emendas parlamentares, apresentando projetos de inclusão. Somente assim, as pessoas com deficiência vão ter políticas públicas de inclusão social e, através dessas oportunidades, crescer e ter mais espaço na sociedade”, defende a parlamentar.


Entendendo a Síndrome


A Síndrome de Down não é um defeito, nem mesmo uma doença, é uma ocorrência genética natural. No Brasil, aproximadamente a cada oitocentas crianças nascidas, uma tem Síndrome de Down. Essa alteração do cromossomo 21 faz com que a criança nasça com características específicas, como implantação mais baixa das orelhas, olhos puxadinhos para cima e língua grande, por exemplo. 


Como a Síndrome de Down é o resultado de uma mutação genética, ela não tem cura, não existindo nenhum tratamento específico para ela. 


Sobre a data


A Lei Ordinária nº 5.553, de 04 de agosto de 2021, de autoria da deputada Joana Darc, institui, no calendário do Amazonas, o 21 de março como o Dia Estadual da Síndrome de Down. Também por esse motivo, essa foi a data escolhida da Sessão Especial.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa