A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou, no primeiro bimestre deste ano, uma redução de 8% nos casos de roubo a ônibus do transporte coletivo, em Manaus. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM.
Os dados do Ciesp mostram que, pelo segundo ano seguido, o 1º bimestre tem queda no número de roubo a ônibus. As estatísticas mostram, ainda, que esse foi o período dos últimos dois anos com o menor número desse tipo de crime.
As reduções são reflexos do trabalho integrado entre as forças de segurança. A partir de uma determinação do secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, os roubos aos ônibus passaram a ser monitorados por um ponto focal liderado pela Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).
O secretário da Seaop, Coronel César Andrade, destacou que a partir deste monitoramento são definidas as estratégias exitosas.
“A partir daí, sugerimos melhores ações e operações, focando nos horários, locais e dias da semana com maior possibilidade de se efetuarem as prisões dos infratores. Ressalto a necessidade de se fazer o registro das ocorrências para que o setor de estatística gere informações suficientemente confiáveis para a melhor tomada de decisão”, informou o coronel.
Outro fator que vem contribuindo para essa redução, conforme explicou o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Coronel Vinícius Almeida, é o posicionamento estratégico dos policiais do Serviço Estra Gratificado (SEG), que foram posicionados em localidades, onde era grande a incidência de roubos.
“Podemos destacar a estratégia dos pontos de abordagem em locais estratégicos que tem sido realizado, abordagens aos coletivos e as barracas do Serviço Extra Gratificado. Além do acompanhamento junto a SSP-AM mês a mês sobre os índices de roubos a ônibus. Destacar também as prisões de quadrilhas, efetuada pela Polícia Civil”, destacou o Comandante Geral.
Pontos focais
Além das ações ostensivas, a SSP-AM periodicamente é realizada uma reunião com os pontos focais para analisar os indicadores criminais e determinar ações de combate de acordo com o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências. A SSP-AM reforça a importância da população denunciar por meio do Disque 181, as práticas criminosas.
literatura livros doação ufam manaus amazonas cetam oportunidade educação manaus vagas oportunidade educação manaus iel amazonas manaus natal largo de são sebastião decoração 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc manaus diego bauer cinema filme amazonas policia federal jair bolsonario brasil investigação ads amazonas peixe compra manaus feira oportunidade manaus exportação alemanha economia amazonas manaus discriminação amazonas procon am boi garantido festival de parintins parintins amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....