A deputada Joana Darc (União Brasil) palestrou, nesta sexta-feira (24), no 1º Fórum Municipal de Zoonoses com Foco na Esporotricose, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus. Com o tema “Legislação sobre Esporotricose”, a parlamentar apontou os problemas e as possíveis soluções para inibir a situação epidemiológica da doença humana e animal no Amazonas.
Presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), Joana salientou a importância do evento e, ainda, destacou as proposituras voltadas para o problema evidente de esporotricose no Amazonas, como forma de fortalecer o debate a respeito da zoonoses, além de propor soluções para o controle da doença.
“É sempre importante os órgãos, os parlamentares e as autoridades de saúde se reunirem para debatermos sobre a saúde e o bem-estar da causa animal no Amazonas. E esse Forúm vem em um momento que o nosso Estado está sendo acometido por uma doença que afeta animais e humanos. Como parlamentar da causa animal, digo que a esporotricose tem tratamento e a culpa não é dos animais”, disse.
Legislação sobre Esporotricose
Joana é autora da Lei nº 5.410/2021, que autoriza o tratamento gratuito às pessoas e aos animais diagnosticados com esporotricose, no Amazonas. Com isso, o Poder Executivo Municipal, responsável pelo Centro Controle de Zoonoses (CCZ), fica obrigado a disponibilizar o tratamento médico ou medicamentoso que for necessário para as pessoas diagnosticadas com esporotricose no Estado, prestando assistência médico-veterinária e tratamento antifúngico aos animais com esporotricose, sem tutoria definida ou com tutoria de pessoas carentes.
A parlamentar, também, é autora da Lei nº 5.411/2021 que obriga hospitais públicos e privados ou clínicas veterinárias a notificar compulsoriamente todos os casos confirmados de esporotricose ao CCZ. Vale ressaltar que a partir desta lei, a esporotricose passou a integrar a Lista de Doenças de Notificação Compulsória (DNC) no Amazonas.
“Tenho trabalhado assiduamente na Aleam para combater a transmissão da doença e temos leis, de minha autoria, que vigoram no Amazonas, para a notificação de todos os casos confirmados de esporotricose e para o tratamento gratuito às pessoas e aos animais acometidos pela doença. Isso é um meio da gente resolver esse problema de ponta a ponta, pois precisamos de um tratamento do início ao fim”, pontuou.
Joana é autora dos Projetos de Lei (PLs) nº 245/2021 e 34/2021, que cria a campanha permanente de conscientização e prevenção à esporotricose, nas unidades de saúde situadas no Estado, e a utilização de cartazes nas unidades de vigilância em zoonoses, nas clínicas veterinárias e nos Pet Shop, informando aos clientes os riscos e orientações da doença da esporotricose, respectivamente.
Melhorias para os animais
Joana ainda chamou atenção dos órgãos competentes para que a medicação à esporotricose fosse, de fato, entregue à população que procura pelo medicamento para os animais diagnosticados com a doença. Na oportunidade, a parlamentar ainda solicitou ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-AM) para transparecer os dados sobre a esporotricose no Estado.
“A medicação não é somente a itraconazol, por isso estamos montando um protocolo a ser seguido, especialmente, para os animais e vamos apontar à Semsa, para reduzir os custos e acelerar o tratamento. Inclusive, quero solicitar os dados ao Conselho para que a gente possa trabalhar as políticas públicas de zoonoses para a esporotricose”, defendeu.
Juntos por Manaus
Joana defende que o Poder Executivo Estadual e Municipal precisam se unir para alavancar a política pública de ações dos Castramóveis por Manaus e pelo Amazonas, com o objetivo de diminuir a proliferação da esporotricose no Estado. Além disso, a parlamentar sugeriu a Prefeitura de Manaus para levar a Unidade Móvel Municipal nos bairros distantes da Capital.
“A castração de cães e gatos diminui a saidinha dos animais para as ruas, com isso impede que eles sejam contaminados pela doença e espalhem para os tutores e demais animais pela região. Por isso, considero essencial a castração e deixo como sugestão à Prefeitura para levar as Unidades aos bairros de Manaus”, disse.
literatura doação manaus livros ufam educação oportunidade vagas manaus cetam amazonas iel educação manaus oportunidade largo de são sebastião decoração amazonas manaus natal 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc manaus cinema filme diego bauer amazonas brasil policia federal investigação jair bolsonario oportunidade feira compra amazonas peixe ads manaus economia exportação manaus amazonas alemanha amazonas manaus discriminação procon am parintins boi garantido festival de parintins amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....