O Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu nota máxima na avaliação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).
O programa elevou a pontuação de B para A e igualou a classificação com hospitais referência no tratamento do câncer em nível nacional, entre eles o A.C.Camargo Cancer Center.
O Programa de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da FCecon é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) e Colégio Brasileiro de Radiologia, sendo custeado pelo Ministério da Saúde (MS).
Atualmente, está na 7ª turma, com seis residentes: sendo dois no primeiro ano de residência, dois no segundo ano e dois no terceiro ano.
“O Governo do Amazonas está investindo na formação de profissionais de saúde para atender a população. Na FCecon, temos uma excelente estrutura em equipamentos e tivemos, nos últimos anos, a aquisição de mamógrafo digital com estereotaxia, tomógrafo e raio-x digital. Além disso, temos médicos preceptores altamente capacitados para ensinar e orientar os residentes”, destaca o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.
Avaliação
A avaliação do Colégio Brasileiro de Radiologia é feita através de prova anual. Todos os residentes fazem a avaliação, com grau de dificuldade e exigência conforme o ano de residência que cursam, explica o médico radiologista, preceptor e supervisor do programa na FCecon, Sócrates Lote.
O médico, um dos fundadores do programa na FCecon, destaca a satisfação do programa ter recebido a certificação com conceito máximo.
“É um orgulho muito grande, não só como supervisor da residência, mas como preceptor e acredito que isto é extensivo a todos os preceptores da residência, os que estão alocados na FCecon e também nas entidades parceiras. É um orgulho muito grande. Lembramos que isso é graças ao esforço e aos resultados obtidos nas provas que os residentes fazem anualmente”, disse Lote.
Capacitação
O Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da FCecon foi implantado em 2013 e já formou 11 médicos especialistas nesta área.
São três anos de residência, com, em média, 60 horas de aulas práticas e teóricas semanais, sendo orientados pelos médicos radiologistas da FCecon e entidades parceiras nos diferentes tipos de exames: tomografia, mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e raio-x. Toda a capacitação busca oferecer à sociedade médicos radiologistas habilitados, destaca a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Torres.
As vagas para inscrição no processo seletivo para residência são ofertadas, anualmente, via Diretoria de Ensino e Pesquisa da FCecon, por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme), seguindo as orientações da Comissão Estadual de Residência Médica (Cermam).
O médico José Fernando da Rocha está no segundo ano de residência e destaca o impacto que o programa terá em sua profissão.
“Me sinto muito orgulhoso por este reconhecimento ao programa. Mas independente da classificação, o mais impactante é que temos preceptores conceituados e reconhecidos. Com o conhecimento que eles nos passam, me sinto seguro para ser um bom profissional”, afirma.
Estrutura
Nos últimos quatro anos, o Parque de Imagem da FCecon foi modernizado, com a aquisição de um tomógrafo, um raio-X digital, um mamógrafo digital com estereotaxia e três aparelhos de ultrassom.
“Em relação aos hospitais públicos do Amazonas, contamos com um dos melhores parques de imagem para o diagnóstico de câncer. Na análise das imagens, dispomos de seis médicos residentes, que são acompanhados pelos nossos médicos especialistas”, afirma a gerente do serviço de Imagenologia, enfermeira Janaína Dias.
manaus samba amazonas aniversário pagode do momô cultura amazonas exibição de filmes manaus cultura cinema cinema intinerante amazonas festival manaus cultura Festival Zero 92 amazonas cirurgia jorge e matheus manaus show amazonas manaus dj shopping plaza show terraço cultura Teatro Amazonas apresentação La Bohème Coral Infantil do Liceu crianças manaus gemeas siamesas saúde cirurgia amazonas Cine Carmen Miranda cinema filmes manaus amazonas longa-metragem manaus estagio amazonas cultura do amazonas oportunidade Secretaria de Cultura e Economia Criativa show amazonas manaus homenagem roberto carlos marcia siqueira