A pitaya é uma nova vertente de produção rural que vem crescendo em Manaus, com isso o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), vai viabilizar ações para o aumento da produção em todo Estado de forma integrada com demais órgãos públicos.
Em reunião realizada, na terça-feira (28), entre a Sedecti, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o proprietário do empreendimento Toca da Pitaya, Cleber Medeiros, foram discutidas as soluções para o crescimento econômico do setor rural.
Essa parceria entre o Governo do Estado e a Toca da Pitaya auxiliará pequenos produtores rurais na plantação, no cuidado e no escoamento da produção para o abastecimento do mercado nacional, com o objetivo do Estado também levar o produto para o resto do mundo.
“No ritmo que a produção está crescendo em Manaus e com o apoio do Governo do Estado, num futuro muito próximo a pitaya irá representar uma parte muito relevante da Economia do Estado. É muito importante para diversificarmos os nossos vetores econômicos e assim cumprir o que foi determinado pelo governador Wilson Lima, beneficiando os pequenos produtores” afirmou o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas.
Atualmente a Toca da Pitaya conta com mais de 110 mil pés da fruta, colocando a cidade de Manaus como a maior produtora de Pitaya do Brasil. Segundo o empresário Cléber Medeiros, os produtores da agricultura familiar de todo Amazonas receberão apoio técnico e destinação para tudo o que for colhido. Ele destaca ainda que a demanda é grande e a necessidade de crescimento da produção é necessária.
“O Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura de Manaus e Prefeitura de Rio Preto da Eva reconheceram a pitaya como um produto amazonense e hoje já estão fazendo a distribuição de mudas para a agricultura familiar sabendo que a produção desses pequenos produtores será comprada pela nossa rede. A Pitaya tem diversos benefícios que podem ser explorados de forma sustentável tendo uma forte cadeia produtiva, podendo se tornar um grande expoente da economia do Estado” destacou Cleber.
jair bolsonario investigação policia federal brasil peixe oportunidade compra feira ads amazonas manaus economia amazonas exportação alemanha manaus manaus discriminação amazonas procon am festival de parintins parintins boi garantido amazonas investigação imagem indigenas isolados comissão pastoral da terra manipulação OAB-AM amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça oab manaus amazonas Projeto Voo Campeão manaus esporte cultura manaus artesa expoartes amazonas manaus show amazonas Festival Nema led
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....