Cineteatro Guarany recebe mostra com produções de ex-alunos da rede pública estadual


O Cineteatro Guarany recebe, neste sábado (01º), a partir das 18h30, mais uma exibição  do Cine Clube de Arte. Nesta edição, o projeto apresenta a “Mostra de Filmes de Escolas”, destacando a produção de ex-alunos da rede pública do estado. Ao todo serão exibidos 20 curtas-metragens produzidos entre 2010 e 2014.


A programação é, portanto, uma excelente oportunidade para os estudantes daquela época que participaram das atividades relembrarem os tempos de escola e conferirem mais uma vez o resultado de suas produções audiovisuais.


No processo de produção dos curtas, os alunos se dividiram na parte técnica e nas atuações, levando o conhecimento da sétima arte para dentro das escolas e para suas vidas. Segundo o produtor Castro Junior, as oficinas de cinema eram realizadas com alunos, por meio do Projeto Jovem Cidadão, nas escolas da rede estadual, em contraturno do ensino regular.


"Depois das aulas teóricas, partimos para prática, onde eles muitas vezes criavam o roteiro e faziam as filmagens. O resultado foi muito gratificante para eles e para mim como instrutor. Felizmente, dentre as modalidades do projeto, o cinema batia recorde de participantes", afirma Junior.


Entre os curtas-metragens a serem exibidos estão “O Coitadinho”, “A Pedra do Desejo”, “A Magia do Amor”, "Luzes, câmera e confusão", "Luzes e sombras", entre outros (confira lista abaixo). A duração da mostra é de uma hora e 11 minutos, com entrada gratuita. 

                                                                                                                                                                                                      

O evento é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC). De acordo com o totular da SEC, Marcos Apolo Muniz, o objetivo é aproximar a população dos espaços culturais, bem como incentivar os estudantes à disposição pelo mercado audiovisual.


“Essa iniciativa gera uma oportunidade de mostrar a todos que é possível participar do cenário independente do audiovisual local e exibir o talento dos então estudantes, além de atrair um público maior aos nossos espaços e trazer essa aproximação a este meio artístico”, afirma o secretário.


FILMES DA MOSTRA


O Coitadinho

A Magia do Amor

Luzes, câmera e confusão

Luzes e sombras

Molduras

O Duelo

O Baile

Charlie

O Choro de Gabriela

A Pedra do Desejo

É Ela

A Pesca

Tá Mermo Ali

Crônicas de Ten Ten

Não Jogue Lixo

Trabalho de Casa

Uma Prova de Amor

Quanto Vale

Jogos Fatais

Escolhas

Fonte: com informações da assessoria de imprensa