O superintendente da Suframa, interino, Marcelo Pereira, representou a Autarquia nesta segunda-feira (3) na cerimônia de abertura da “Super Tech Week 2023”, ocorrida no auditório Rio Solimões da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento tem o objetivo principal de incentivar a formação de capital intelectual e a geração de pesquisas locais em áreas tecnológicas, com ênfase nos cursos de computação, engenharia e design.
A Super Tech Week faz parte do Projeto SUPER, que é executado pela Ufam e financiado pela Samsung Eletrônica da Amazônia (SEDA), como parte das contrapartidas aos incentivos fiscais concedidos na Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. O evento contará com uma extensa programação de atividades – incluindo palestras gratuitas com profissionais e pesquisadores, apresentação de projetos de inovação e competições tecnológicas – até quarta-feira (5), no Centro de Convivência (CDC) do Campus Universitário da Ufam, e terá também uma edição complementar, nos próximos dias 10 e 11 de abril, no Campus da Ufam no município de Itacoatiara.
Em seu pronunciamento na solenidade de abertura, o superintendente Marcelo Pereira destacou que a iniciativa, por atuar num contexto essencial para o futuro da região que é a formação qualificada de capital intelectual, também se configura em um ótimo exemplo da necessária conexão entre a academia e o setor produtivo. Ele também destacou a Lei nº 13.674/2018, que alterou após 27 anos o regramento original da Lei de Informática da ZFM (Lei nº 8.387/1991), com base em sugestões da Suframa, e permitiu a destinação de recursos para ICTs criadas e mantidas pelo poder público, fomentando, assim, iniciativas como o projeto SUPER.
“O projeto SUPER é o resultado na prática do que planejamos e semeamos no passado, com base em esforços coletivos da Suframa, empresas, academia e demais parceiros. Ficamos muito contentes de ver um projeto desse em execução, pois envolve os acadêmicos, inclusive, do Interior do Estado, na busca por soluções a problemas reais da indústria, da universidade e do dia a dia dos próprios estudantes, além de incentivá-los a desenvolver pesquisas sobre temáticas atuais e de grande importância para o Polo Industrial de Manaus, como Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Design de Objetos e Qualidade na Indústria, entre outras. Temos convicção de que este evento terá sucesso no nobre propósito de despertar vocações e aptidões profissionais nos nossos jovens em áreas estratégicas para a nossa região”, afirmou Pereira.
Programação
No primeiro dia de programação estão previstas a palestra “Para entrar no jogo – uma conversa com quem realmente quer ser um pesquisador”, pela especialista Tayana Conte, e a apresentação de banners e artigos subdivididos em seis trilhas temáticas: “Automação e Instrumentação”; “Ferramentas Tecnológicas para Educação”; ”Informática na Saúde e Engenharia Biomédica”; “Iniciativas inovadoras com Experiência do Usuário (UX)”; “Meio Ambiente e Sustentabilidade”; e “Tecnologias Emergentes na Indústria”.
vaticano internacional papa votação conclase Ginasta conquista Rebeca Andrade prêmio Laureus amazonas menor de idade crime investigação manaus violencia FAS papa francisco papa vaticano fundação amazônia sustentável amazônia cultura show amazonas manaus jorge e mateus parintins caprichoso touro negro torcida azul e branco album lançamento amazonas atletata lima Ana Paula manaus Peru amazonas cultura comida manaus comida de boteco gastronomia brasil boca juniors flamengo Champions League das Américas basquete vitória conquista Doriandson Talmaturgo New Breed Jiu-Jitsu Federation medalha de ouro Amazonense