Apoiadora e defensora da causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada Joana Darc (União Brasil) celebrou a data em Sessão Especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, ainda, defendeu as pessoas com TEA para a igualdade de condições, respeito, segurança e direitos sem distinção.
“Sempre coloquei meu mandato à disposição das pessoas autistas. Há uma Lei, a exemplo de várias de minha autoria, que defende a proteção, o respeito e a dignidade de pessoas com TEA. Através dela, quem discrimina um autista é penalizado com multa, pois é necessário fazer doer no bolso. Logo, o valor é revertido para um fundo de apoio à causa”, disse.
Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência e Promoção Social, Joana é coautora da Lei nº 5.968, que estabelece as penalidades administrativas às pessoas físicas, jurídicas ou agentes públicos que discriminem as pessoas autistas, bem como aos seus pais, responsáveis e tutores, no Amazonas.
A norma determina que, se comprovada a prática, indução ou incitação discriminatória contra o Autista, a administração Pública pode aplicar aos infratores penas de advertência, multa de 1 mil UFIR’s (Unidades Fiscais de Referência), no caso de pessoas físicas, e 2 mil UFIR’s para pessoas jurídicas. Os valores arrecadados com as multas serão revertidos para o Fundo Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência do Amazonas, de acordo com o Art. 10º da Lei 3.432/2009.
Sobre o TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
“É necessário que façamos uma reflexão sobre a inclusão dos autistas na sociedade. Os espaços públicos e privados não estão preparados para receber pessoas com TEA. À exemplo disso, aqui não temos abafadores para certos graus de pessoas autistas. Precisamos mudar a estrutura para atender inclusivamente essas pessoas, pois somente no Brasil são cerca de 2 milhões", ressalta a parlamentar.
Defensora dos autistas
Ao longo do primeiro mandato na Aleam, Joana foi intensificando, cada vez mais, seu trabalho em favor das pessoas autistas. A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (Ciptea), fruto do requerimento n° 4456/2020, de autoria da parlamentar, é um forte exemplo da luta incansável pela defesa das pessoas com TEA.
O documento é considerado uma grande conquista para as pessoas com autismo, pois garante o direito de prioridade nos postos de saúde, na fila de espera do SUS, na obtenção de passe livre e de outros benefícios inerentes às pessoas com deficiência que possuem o TEA.
A parlamentar também é autora da Lei nº 5.012/2019, que proíbe a cobrança de valores adicionais nas matrículas e mensalidades dos estudantes com autismo. Além disso, Joana é propositora dos PL nº 544 e nº 537/2020, que institui o Sistema Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista e cria cotas nos concursos públicos para pessoas com TEA, respectivamente.
Novas propostas para a causa
Neste novo mandato, Joana iniciou o ano apresentando novas propostas para beneficiar a comunidade. À exemplo, o PL nº 50/2023 que pretende instituir o Selo Amazonas Amigo do Autista, uma medida para garantir a proteção e direitos das pessoas com TEA e seus familiares, através dos incentivos dos Municípios interessados do Estado.
Pretendendo assegurar o atendimento direto prestado às pessoas com transtorno de espectro autista, no Amazonas, por órgãos públicos e empresas privadas, Joana protocolou o PL nº 40/2023 para realizar contato, obrigatoriamente, por profissionais treinados e capacitados para o exercício de tal função.
“O atendimento a ser realizado pelo profissional deve envolver todas as etapas do serviço, desde o contato inicial com o autista, até o momento da finalização do serviço, garantida a acessibilidade e o respeito aos direitos das pessoas autistas”, pontuou a parlamentar.
Por sua vez, o PL nº 31/2023, tramita na Casa Legislativa, com a proposta de autorizar o Poder Executivo a estabelecer condições especiais para o ingresso de pessoas autistas nos órgãos públicos estaduais. A propositura incentiva e fomenta a inclusão no mundo do trabalho das Pessoas com Deficiência (PcD).
“Inclusão é uma palavra que faz parte do meu mandato. As pessoas autistas, suas famílias, as associações e instituições podem contar comigo para defender e proteger a saúde, a segurança, a dignidade e o direito das pessoas com TEA. Avançamos nos últimos 4 anos, mas vou continuar enriquecendo as leis e ações para a comunidade autista”, enfatizou Joana.
ufam livros doação literatura manaus vagas manaus amazonas cetam educação oportunidade manaus oportunidade educação iel largo de são sebastião natal decoração amazonas manaus manaus diego bauer cinema filme 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc amazonas policia federal investigação brasil jair bolsonario compra ads peixe feira amazonas manaus oportunidade exportação economia alemanha amazonas manaus discriminação amazonas procon am manaus parintins amazonas boi garantido festival de parintins
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....