A equipe Strong Amazon conquistou o Campeonato Amazonense de Levantamento de Peso Olímpico de 2023. A competição, que reuniu atletas do masculino e feminino em quatro categorias, movimentou a academia de crossfit CFV Vieiralves, localizada na Rua Maceió, em Manaus, na manhã deste sábado (08).
Sob a liderança do professor Thiago de Jesus, a Strong Amazon somou um total de 25 pontos na soma dos resultados de todas as categorias. De acordo com a Federação Amazonense de Levantamento Olímpico (FALO), o pódio ainda contou com as equipes Jungle War (20 pontos) e CFV Parque Dez (15 pontos).
O organizador do campeonato, Francisco Ventilari, destacou o crescimento do Amazonas nas categorias de base do levantamento de peso olímpico. Em 2022, por exemplo, o estado foi vice-campeão brasileiro por equipes no Sub-17 feminino e terceiro no Sub-17 masculino.
“O Amazonense foi um sucesso e isso mostra que a modalidade está crescendo bastante no estado, com as competições trazendo cada vez mais atletas. O Amazonas vem obtendo resultados significativos e objetivo do campeonato é sempre descobrir novos atletas e massificar o esporte”, disse Ventilari.
Brilharam muito - O estadual serviu como seletiva para o Campeonato Brasileiro Adulto que acontecerá no final de maio, em Minas Gerais. Os atletas Eduardo Guimarães e Renata Vale foram os grandes destaques individuais do Amazonense e garantiram classificação para o torneio nacional.
“A gente vem trabalhando muito para obter resultado, vem trabalhando para melhorar a nossa performance e hoje a gente pôde demonstrar um pouco desse trabalho, sendo o melhor atleta e o maior peso levantado. A gente vai se preparar agora para ir ao Brasileiro e trazer essa medalha para Manaus”, disse Guimarães.
A mais conhecida atleta do levantamento de peso do Amazonas é Renata Vale, de 21 anos. Como competidora do Sub-20, conquistou o Brasileiro nas edições de 2019 e 2021. Ela deu um tempo na carreira para virar mamãe e agora retoma a sua trajetória gloriosa na modalidade olímpica.
“Feliz pelo resultado no Amazonense, que significa uma retomada na minha carreira. Agora é pensar no Brasileiro, melhorar a marca e tentar uma medalha”, disse a atleta que levantou 65 kg no arranco e 80 kg no arremesso, que são os dois tipos de provas nos campeonatos de levantamento de peso olímpico.
Patrocinadores e apoiadores
Organizada pela Federação Amazonense de Levantamento Olímpico (FALO), a competição teve a chancela da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e apoio institucional da Associação das Federações Olímpicas do Amazonas (AFOAM). Também apoiaram o evento as seguintes marcas: Emanuel Sports & Marketing, Grêmio da Amazônia, Draft Fisioterapia (Moisés Farias e Mara Cristiana), Vidraçaria Shekinah, Loja Toda Fit, CFV Vieiralves, Reobote Energia Solar, Body Shap,, Fundação Manaus Esporte e Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR).
peixe amazonas semana santa venda de peixe em manaus manaus consumo de peixe amazonas Wilson Lima reajuste manaus Segurança Pública do Estado amazonas cinema cultura lgbt manaus arte manaus amazonas música Festival Zero 92 cultura manaus amazonas livraria valer indigenas conversa cultura senai recursos humanos manaus banco de talentos amazonas plataforma amazonas video policia fios de cobre detran manaus radares de velocidade FAO manaus Corredor Criativo da Amazônia amazonas ipaam denuncia manaus resgae amazonas caprichoso garantido feijoada amazonas manaus