Equipe Strong Amazon conquista Campeonato Amazonense de Levantamento de Peso Olímpico de 2023


A equipe Strong Amazon conquistou o Campeonato Amazonense de Levantamento de Peso Olímpico de 2023. A competição, que reuniu atletas do masculino e feminino em quatro categorias, movimentou a academia de crossfit CFV Vieiralves, localizada na Rua Maceió, em Manaus, na manhã deste sábado (08). 



Sob a liderança do professor Thiago de Jesus, a Strong Amazon somou um total de 25 pontos na soma dos resultados de todas as categorias. De acordo com a Federação Amazonense de Levantamento Olímpico (FALO), o pódio ainda contou com as equipes Jungle War (20 pontos) e CFV Parque Dez (15 pontos).



O organizador do campeonato, Francisco Ventilari, destacou o crescimento do Amazonas nas categorias de base do levantamento de peso olímpico. Em 2022, por exemplo, o estado foi vice-campeão brasileiro por equipes no Sub-17 feminino e terceiro no  Sub-17 masculino. 



“O Amazonense foi um sucesso e isso mostra que a modalidade está crescendo bastante no estado, com as competições trazendo cada vez mais atletas. O Amazonas vem obtendo resultados significativos e objetivo do campeonato é sempre descobrir novos atletas e massificar o esporte”, disse Ventilari. 



Brilharam muito - O estadual serviu como seletiva para o Campeonato Brasileiro Adulto que acontecerá no final de maio, em Minas Gerais. Os atletas Eduardo Guimarães e Renata Vale foram os grandes destaques individuais do Amazonense e garantiram classificação para o torneio nacional. 



“A gente vem trabalhando muito para obter resultado, vem trabalhando para melhorar a nossa performance e hoje a gente pôde demonstrar um pouco desse trabalho, sendo o melhor atleta e o maior peso levantado. A gente vai se preparar agora para ir ao Brasileiro e trazer essa medalha para Manaus”, disse Guimarães. 



A mais conhecida atleta do levantamento de peso do Amazonas é Renata Vale, de 21 anos. Como competidora do Sub-20, conquistou o Brasileiro nas edições de 2019 e 2021. Ela deu um tempo na carreira para virar mamãe e agora retoma a sua trajetória gloriosa na modalidade olímpica. 



“Feliz pelo resultado no Amazonense, que significa uma retomada na minha carreira. Agora é pensar no Brasileiro, melhorar a marca e tentar uma medalha”, disse a atleta que levantou 65 kg no arranco e 80 kg no arremesso, que são os dois tipos de provas nos campeonatos de levantamento de peso olímpico.



Patrocinadores e apoiadores


Organizada pela Federação Amazonense de Levantamento Olímpico (FALO), a competição teve a chancela da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e apoio institucional da Associação das Federações Olímpicas do Amazonas (AFOAM). Também apoiaram o evento as seguintes marcas: Emanuel Sports & Marketing, Grêmio da Amazônia, Draft Fisioterapia (Moisés Farias e Mara Cristiana), Vidraçaria Shekinah, Loja Toda Fit, CFV Vieiralves, Reobote Energia Solar, Body Shap,, Fundação Manaus Esporte e Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR).

Fonte: com informações da assessoria de imprensa