A deputada Joana Darc (UB) solicitou, na manhã desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a suspensão das aulas durante 10 dias, para que haja ações emergências na segurança das escolas da rede pública do Estado. A sugestão é para prevenir ataques nas instituições, e resguardar a vida de alunos e funcionários da educação do Amazonas.
Na manhã de hoje, Joana recebeu a notícia de que um aluno, de 14 anos, da Escola Municipal Manoel Raimundo, em Presidente Figueiredo, estava com uma faca dentro da bolsa. Antes que o pior acontecesse, a gestora recolheu a arma e encaminhou aos pais. Por isso, a parlamentar defende a suspensão das aulas.
“As aulas deveriam ser suspensas até que possamos reforçar e resolver, de fato, a questão da segurança no ambiente escolar do nosso Estado, tanto no público quanto no privado. Tenho apresentado propostas para a proteção das crianças e dos adolescentes dentro e nas adjacências das escolas do Amazonas”, disse.
Saúde mental dos alunos
Com o avanço de ataques nas escolas do Brasil, incluindo o Amazonas, tendo em vista que, ainda na última segunda-feira (10), houve um incidente no Instituto Adventista de Manaus, no bairro Cachoeirinha, onde um aluno de 12 anos feriu uma professora e duas colegas de classe com uma faca, a parlamentar cobra do Poder Público a implementação de mais segurança física e mental.
Na oportunidade, a parlamentar salientou a importância da aplicação da Lei Federal 13.935/2019, que autoriza a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas. Joana enviou requerimentos à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e à Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) para solicitar informações sobre a implementação da Lei.
“Enviei requerimentos aos órgãos competentes para saber se está sendo cumprida a Lei no nosso Estado. Precisamos ter, urgentemente, psicólogos e assistentes sociais nas escolas, para amenizar os problemas de ataques nas instituições de ensino do Estado. Há uma lei federal, e estou fiscalizando para que haja a legislação de norte a sul do Amazonas", defende.
Além disso, Joana Darc pede para que os pais se atentem no que os filhos assistem na internet e quais são conteúdos que estão consumindo nas redes sociais para não afetar a integridade da saúde mental das crianças e dos adolescentes.
“Precisamos falar do papel dos pais na vida das crianças, para que não haja a terceirização dos filhos para a escola. Os pais e os responsáveis precisam se atentar no que as crianças e os adolescentes consomem na internet. Conversem com seus filhos, conscientizem eles sobre o uso da internet e fiscalizem o que eles levam para as escolas”, pontuou.
manaus amazonas cultura concerto de natal programação manaus cultura amazonas manaus O Mundo Encantado do Natal amazonas programação natal evento construnorte amazonas manaus construção vacinação manaus amazonas influenza mateus e cristiano amazonas Nossa Senhora das Graças manaus amazonas são paulo Gnos AM Macaca Guariba arte golples compras cuidados brasil black friday jiu-jitsu investigação manaus exploração sexual amazonas balneario camboriu amazonas RPE Parintins FC manaus novos contratos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....