A Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da Universidade do Estado do Amazonas (Agin/UEA) completou, nesta terça-feira (11), 12 anos de criação. Ao longo dos anos, a agência já gerenciou mais de 127 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), totalizando um valor aproximado de R$ 318 milhões.
Com as ações da Agin, a UEA fortalece suas atividades de pesquisa e apoia as ações empreendedoras em parceria com entidades públicas e privadas. Por meio dos projetos fomentados com recursos de PD&I, são criadas diversas oportunidades de desenvolvimento social e tecnológico da região.
Atualmente, a agência realiza atividades em parceria com mais de 30 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Entre as ações para incentivar a construção do ecossistema de inovação no âmbito da universidade, está a publicação dos portfólios de projetos, que apresenta os trabalhos inovadores coordenados por membros da UEA em diferentes linhas de pesquisa.
Como meta, a agência busca expandir as ações para que, cada vez mais, sejam realizados projetos em diferentes áreas dos saberes, como a música e a medicina. Com o objetivo de democratizar a elaboração dos projetos, a Agin realizou, no mês de março, treinamento voltado a professores e parceiros da universidade.
Segundo o diretor da Agin/UEA, Prof. Dr. Antônio Mesquita, a agência comemora 12 anos com um cenário muito positivo em relação ao desenvolvimento dos projetos. Ele afirma, ainda, que o empreendedorismo é o carro-chefe para que todos os alunos e professores possam colocar suas ideias no papel, tendo em mente a criação de startups e negócios.
“A meta é trazer mais recursos para a nossa universidade. As empresas ganham com isso e a UEA também. Estamos em um processo de aproximação produtiva com as empresas do PIM, construindo uma relação muito saudável, o que é fundamental para o desenvolvimento das nossas ações. Para o futuro, temos como objetivo expandir, ainda mais, tudo o que tem sido feito por meio da Agência de Inovação”, disse.
Sobre a Agin
A Agência de Inovação da Universidade do Estado do Amazonas, instituída pela Lei 3.595, de 11 de abril de 2011, é um órgão suplementar vinculado à Reitoria, correspondente ao Núcleo de Inovação Tecnológica, com a finalidade de gerir a Política de Inovação, de propriedade intelectual e de transferência de tecnologia da UEA, bem como, implementar ações estratégicas que visem promover, na UEA, um processo encadeado de geração, proteção e transferência do conhecimento produzido para a sociedade.
jair bolsonario investigação policia federal brasil manaus peixe feira ads compra amazonas oportunidade alemanha economia exportação manaus amazonas procon am manaus discriminação amazonas amazonas parintins festival de parintins boi garantido comissão pastoral da terra manipulação investigação indigenas isolados imagem manaus OAB-AM amazonas oab Jean Cleuter Simões Mendonça esporte manaus amazonas Projeto Voo Campeão amazonas manaus expoartes artesa cultura led show amazonas manaus Festival Nema
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....