Parceiros Brilhantes e a missão de contar novas histórias

Com objetivo de ajudar e oferecer oportunidades a quem mais precisa, os Parceiros Brilhantes, associação sem fins lucrativos fundada em dezembro de 2019, tem transformado o dia-a-dia de muitas pessoas gerando oportunidades e perspectivas de vida.     

A organização recebe as mais diversas histórias com pedido de ajuda por meio de seu site e de suas redes sociais. A partir daí, uma primeira comissão apura a veracidade dos fatos e a outra faz o levantamento de toda a situação para então receber a ajuda necessária. É nesse momento que a magia da solidariedade e amor ao próximo acontece e nascem outras histórias, mas essas, com um final feliz.




Segundo uma de suas fundadoras e diretora executiva, a jornalista Mayara Brilhante, formada em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Mediação Cultural e Mercado Editorial pela Universidade de Liége, na Bélgica, a associação trabalha para dar oportunidades às pessoas para que elas tenham a chance de mudar de vida, com ações   realizadas de forma pontual e assertivas e não de cunho assistencialista. “ A sensação que tenho é que nosso trabalho foi muito assertivo e que estamos no caminho certo fazendo o bem de verdade, sem querer palco por isso”, afirma a diretora.

Para o Portal Porto de Lenha News, Mayara Brilhante concedeu entrevista e falou um pouco sobre a Associação, seus principais cases de sucesso, suas experiências pessoais na comunicação e nas ações sociais e também sobre os projetos para 2023.  

1 - Como surgiu o projeto Parceiros Brilhantes?

Mayara Brilhante (MB): Os Parceiros Brilhantes nasceu com objetivo de oferecer oportunidades para pessoas que almejam mudar de vida, não fazendo assistencialismo, mas, criando ferramentas  que  proporcionem um resgate da dignidade desses cidadãos.

Nosso grande diferencial, além das histórias, é a honestidade e a transparência, pois somos uma ONG que apresenta anualmente o Relatório da Transparência, expondo o extrato bancário no timbrado original do banco, utilizando a planilha original dos gastos com a conciliação bancária para comprovar que não há nenhuma saída de recurso que não seja para as boas ações.

Nosso fundador e outros mantenedores fazem questão de arcar com os demais custos como folha, gastos operacionais como logística, combustível, água, luz e internet. Tudo isso é pago com dinheiro de mantenedor e não de doações.



Parceiros Brilhantes nasceu em 2019. Foto: Arquivo Pessoal


2 – Quais os tipos de ações que a associação desenvolve?


MB: Nossa associação trabalha para dar oportunidades às pessoas para que elas tenham a chance de mudar de vida. As ações são realizadas de forma pontual e assertivas. Não somos assistencialistas. Como temos também as histórias, que podem ser contadas através dos nossos canais como redes sociais, site e telefone.  Outro ponto é que atuamos em três causas: Direitos Humanos, Meio Ambiente e Situação de Emergência.


3 – Você é jornalista e atualmente é diretora executiva do Parceiros Brilhantes, a Comunicação ajudou a conduzir a proposta?


MB: Meu primeiro estágio na área foi na associação da Casa Vhida, cuidando da Comunicação e do   Marketing. Escolhi o jornalismo como profissão pela habilidade em me comunicar, além de que a profissão dá voz à sociedade.


Sempre trabalhei como assessora de imprensa e comunicação em diversos órgãos, alguns inclusive cuidando do social e levando esse trabalho à população. Além de vir de uma família que sempre ajudou o próximo, mesmo sem muitas condições. Então, pelo histórico familiar, a profissão só me deu uma base melhor. Acredito que minha missão de vida é ajudar as pessoas através do meu trabalho.


4 – Vocês já transformaram a vida de algumas pessoas, um exemplo disso é a Maria Solange, a Marina de Manaus.  Esse foi o principal case de sucesso da associação? Qual a sensação de ver sua transformação?


MB: A Maria Solange é uma pessoa que quis ter uma oportunidade. Esse foi o grande diferencial dela. Sempre se dedicou muito, agarrou a chance que teve para levar seu tratamento a sério e conseguiu muitas coisas, inclusive realizar seus sonhos.


A sensação que tenho é que nosso trabalho foi muito assertivo e que estamos no caminho certo fazendo o bem de verdade, sem querer palco por isso.



Solange contou com a ajuda dos Parceiros Brilhantes. Foto: Arquivo Pessoal


5 – Quais as outras histórias brilhantes que a associação já participou e transformou?


MB: Dentre as mais de 60 ações podemos destacar algumas histórias que nos marcaram e muito nos orgulham, como o caso Marina Silva Manaus, o Sr.  Raimundo Façanha, D. Graça Nunes, que, através de ajudas pontuais conseguiram mais qualidade de vida. Essa é a essência de nossa associação, por meio de ações pontuais, conseguimos mudar de verdade a vida das pessoas. Além da maior ação que fizemos, o SOS Manaus, onde várias vidas foram salvas durante a maior crise de oxigênio que afetou a capital amazonense em janeiro de 2021.

6 – Para 2023, o que teremos de novidades?


MB: Temos dois projetos em andamento, o Fluxo Feminino, contra pobreza menstrual de mulheres, meninas e pessoas que menstruam no Amazonas e o Energia Caboca, para implantar painéis solares em comunidades e casas ribeirinhas, levando melhor qualidade de vida e energia limpa e sustentável para essas pessoas.


Além disso, teremos também a segunda edição da nossa Corrida Solidária, no dia 09/7, onde 100% das inscrições serão revertidas em doações para manutenção de nossas atividades com 05km, 10km e percurso Kids. Estamos também em parcerias com empresas em eventos e vamos ver quais novidades podem surgir daí.


Conheça os Parceiros Brilhantes


Site: www.parceirosbrilhantes.com.br


Instagram: @parceirosbrilhantes

Fonte: escrito por Marcelo Guilherme para o Porto de Lenha