A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu na manhã desta segunda-feira (17), a visita da professora doutora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Luiza Bazzo. A visita, que segue até a terça-feira (18), tem como algumas de suas pautas a discussão da retomada da participação da Fuham na vigilância de resistência do gonococo (causador da gonorréia) a antimicrobianos e a ampliação da parceria entre a instituição e o Ministério da Saúde, nesta área.
Maria Luiza Bazzo é coordenadora de projeto de resistência de Neisseria gonorrhoeae (bactéria) e ressalta a importância do monitoramento. “Ao longo dos anos tenho coordenado o projeto de resistência de Neisseria gonorrhoeae aos antimicrobianos, ele é um projeto de vigilância com interesse nacional e internacional, em virtude de que a Neisseria gonorrhoeae está se tornando um patógeno intratável, são poucas as opções de antimicrobianos para o seu tratamento”, explica.
O projeto de vigilância é desenvolvido por instituições parceiras, incluindo o Ministério da Saúde e o Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS) da UFSC, o qual também é coordenado por Bazzo.
Retorno da Fuham
Segundo a diretora de ensino e pesquisa da Fuham, Maria das Graças Barbosa, a Fundação sempre esteve envolvida neste processo de vigilância, interrompendo a atividade por um período, por isso, discutir como será a retomada desta parceria é fundamental.
“A Fuham sempre teve sua participação nesta área e a vinda da doutora Luiza é para que possamos discutir e ajustar nosso papel dentro deste processo e a Fuham como referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis precisa estar inserida”, explica a diretora.
Nos dois dias de visita, também estarão sendo ações de treinamento e capacitação de profissionais da Fuham, triagem dos gonococos na instituição, implementação de novos protocolos de detecção de ISTs, dentre outros temas.
A Portaria nº 1.553/2020 do Ministério da Saúde sobre a instituição da Vigilância Sentinela da Síndrome do Corrimento Uretral Masculino e o credenciamento da Fuham neste serviço também estão na pauta da visita, e serão discutidos em reunião on line, via internet, com a participação da doutora Angélica Miranda, da Coordenação Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis/Ministério da Saúde.
Parceria com a FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde - Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) foi uma das instituições presentes na ocasião, por meio de representantes da direção-técnica e do Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) da fundação.
Como coordenadora das ações de Vigilância em Saúde e prevenção das IST’s, a FVS-RCP destaca a relevância de se estabelecer essa rede de vigilância à resistência da bactéria gonococo. “É muito importante, pois serve de subsídio para que sejam definidos quais tratamentos são mais adequados para os pacientes acometidos pela gonorréia”, ressalta Daniel Barros, diretor-técnico da FVS-RCP.
Reforço nos serviços
Ao final das discussões, o objetivo é também desenvolver parcerias que fortaleçam o ensino e a pesquisa na Fuham. “Vamos traçar alguns planejamentos para retomar nossa atuação nesta área e esperamos que ao final dessa reunião, consigamos traçar todas as nossas estratégias, que vem de encontro às metas da Fundação, de resgate e de execução de assistência para a população, sempre agregando às nossas ações de ensino e, principalmente a pesquisa, que é o nosso papel”, finaliza Maria das Graças Barbosa.
“Temos aqui na Fuham uma parceria bem importante e viemos no sentido de tentar que esta parceria se amplie, inclusive em outras áreas”, finaliza Maria Luiza Bazzo.
policia federal jair bolsonario brasil investigação compra manaus amazonas feira peixe oportunidade ads exportação alemanha economia manaus amazonas procon am amazonas manaus discriminação amazonas festival de parintins boi garantido parintins Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM manaus amazonas oab amazonas Projeto Voo Campeão manaus esporte artesa manaus expoartes cultura amazonas show led Festival Nema amazonas manaus denuncias manaus black friday procon-am amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....