Conhecer as histórias e lutas dos povos originários do Brasil é como desbravar a própria história do país. Por isso, o Porto de Lenha News te indica 10 produções audiovisuais que narram a vida de indígenas brasileiros. Confira:
Tuã ingugu (olhos d’água), de Daniela Thomas (2019)
O filme de Daniela Thomas, é narrado a partir do ponto de vista dos Kalapalo, etnia que vive no parque indígena do Xingu, o curta é um retrato sobre a natureza, a cidade e os rios, e nos provoca a mesma medida que nos toca, na relação de desconexão da cidade com a natureza, sobretudo os rios, e nos coloca a pensar a partir da narração do cacique Faremá, “como pensamos a água” nos grandes centros urbanos? Já que ali, é através da água dos rios que todo sustento, alimento, bebida, banho e a diversão dos povos originários é possível.
Bela Raízes, de Bela Gil
Na minissérie Bela Raízes, ao longo de 13 episódios, Bela Gil viaja por diferentes regiões do Brasil para conhecer o trabalho de mulheres detentoras de conhecimentos tradicionais: seus costumes antigos, a medicina tradicional e os cuidados para uma alimentação saudável. E nos episódios 3, 8 e 12, Bela visita comunidades indígenas e nos mostra sobre o segredo da jiboia -arte gráfica Huni Kuin, a agricultura guarani e o resgate cultural, e a cura da floresta, respectivamente.
A Última Floresta, de Luiz Bolognesi
O documentário A última floresta, retrata o dia a dia e a realidade da tribo Yanomani na floresta Amazônica, além de evidenciar a luta do Pajé Davi Kopenawa Yanomani em manter os costumes e tradições presente em sua tribo e o conflito com os garimpeiros devido à contaminação dos rios e solos e a invasão em terras indígena causada por eles.
Guarani e Kaiowá: Pelo direito de viver em Tekoha, da ONU
Neste documentário produzido pela ONU, é relatado a luta dos povos indígenas Guarani e Kaiowá pela demarcação de suas terras, além da constante busca pela visibilidade dos povos originários.
O documentário também retrata a falta de segurança enfrentada pela comunidade indígena e a falta de medidas públicas efetivas.
Martírio, de Vincent Carelli
O documentário de 2017 retrata as violências sofridas pelos povos originários Guarani-Kaiowá e a questão indígena no Brasil, nos mostra um panorama histórico além de analisar as questões atuais enfrentadas pelos nativos. O filme ao mesmo tempo que emociona, nos causa revolta na mesma medida.
Maracá: Emergência Indígena, da articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)
A websérie, em oito episódios, disponível nas redes da Apib (@apiboficial) e conta com o apoio de mais de 200 personalidades, artistas, cientistas, ativistas e pesquisadores indígenas e não indígenas de diversos países. Além do registro histórico, a serie tev papel importante na ampliação da rede de apoio e ajuda do movimento indígena no combate dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.
Para o formato de série, os oito episódios foram divididos por temas e costurados por textos elaborados a partir de falas de lideranças indígenas brasileiras (Cacique Raoni, Sonia Guajajara, Kretã Kaingang, Marcos Xukuru, Shirley Krenak, entre outros).
Tais discursos são lidos e interpretados pelas personalidades convidadas, enquanto imagens documentais da população indígena ilustram a cena.
Parente: A esperança do mundo, de Graciela Guarani
O documentário dirigido por Graciela Guarani, faz uma reflexão em torno da pandemia e dos desafios enfrentados pela comunidade indígena, além de evidenciar a palavra resistência e seus múltiplos significados para os povos originários ao longo da história, o filme nos leva a refletir a sobre a força das artes originarias, linguagens, formas e pensamentos das culturas originarias.
Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi
Um pajé da etnia Paiter Suruí, se vê obrigado a se converter ao cristianismo após ser acusado de ter “vínculos com o diabo”.A missão evangelizadora comandada por um pastor intolerante é questionada quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade indígena em relação aos espíritos da floresta se mostra indispensável.
turismo manaus balneários amazonas banho piscina igarapé amazonas salários candidatos concurso com vagas manaus Polícia Federal manaus Canela amazonas mma ufc mirante lucia almeida manauscult amazonas manaus policia amazonas tiroteio manaus iml boi garanhão bumbá de manaus manaus amazonas amazonas cultura evento coreano cultura coreana Love Korea Day manaus amazonas manaus evento estados unidos Eli Minev Benzecry igreja amazonas ministério legacy adoração virgila de jovens manaus jovens brasil rg animal cão gato sinanimal