No mês em que se celebra o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19 de abril), a Prefeitura de Manaus dá início a um projeto para fortalecer a saúde indígena na capital. A primeira ação da iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 20/4, na Associação dos Índios Kokama Residentes em Manaus (Akim), no bairro Puraquequara, zona Leste, onde equipes da Semsa ofertaram serviços e atendimentos de saúde.
A ação na Associação Kokama incluiu atendimentos médicos e de enfermagem, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vacinação contra Covid-19, auriculoterapia, exame de escarro para tuberculose, além de palestras de educação em saúde e apresentações culturais. O projeto, que terá duração de 10 meses, visa beneficiar um total de 28 comunidades indígenas de Manaus, com foco na Atenção e Educação Permanente em Saúde.
A iniciativa cumpre um papel importante de ampliar o acesso dos povos originários aos serviços de atenção básica de saúde, como assinala a chefe da Divisão de Promoção de Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa, Ana Mádria Fonseca. Ela destaca ainda o papel das parcerias interinstitucionais nesse trabalho.
“São muito importantes essas articulações interinstitucionais para nos ajudar a fortalecer essas ações voltadas a essas populações vulneráveis. A comunidade fica distante de algumas de nossas unidades, e por isso a nossa equipe de saúde vem também diretamente à comunidade, ofertar in loco os serviços da Semsa. Isso é importante porque leva a saúde onde ela deve chegar, em todo o território, a todas as populações”, afirma.
O vice-presidente da Cáritas, padre Alcimar Araújo, destaca a importância de uma maior atenção à saúde indígena em Manaus, e conta que a entidade e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) – que financia o projeto, ao lado da Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde (NPI Expand) e a SITAWI Finanças do Bem – chegaram à Semsa buscando parcerias para desenvolver ações nesse sentido.
“Essas ações são superimportantes porque a Covid-19 ainda não terminou, infelizmente ainda estamos em perigo. Por isso a Cáritas, em parceria com a Usaid, procurou a Semsa para essa tarefa, que é importantíssima. E é muito bom estarmos na primeira comunidade das 28 que estamos acompanhando, fazendo essa primeira ação. Estamos aqui com alegria e apostando que a partir dessa ação a gente consiga desenvolver todo o projeto”, declara.
A cacica Maria do Socorro, da etnia Kokama, expressou satisfação em receber a ação da Semsa e da Cáritas na comunidade, apontando que as famílias integrantes da associação vivenciam muitos desafios no acesso à saúde.
“A gente é só gratidão pelos benefícios que eles trazem para nós, como indígenas daqui de Manaus. É um benefício, pois é muito custoso para nós chegar até o posto de saúde, principalmente por causa do transporte. Eles vindo aqui é melhor, porque a gente sabe que a dificuldade é grande de sair daqui”, diz.
Alcance
Para atender as 28 comunidades indígenas que compõem o público-alvo do projeto, a Semsa vai envolver equipes de profissionais dos cinco Distritos de Saúde (Disa) da secretaria – Rural, Norte, Leste, Oeste e Sul. Por sua vez, a Cáritas Arquidiocesana de Manaus assegura o apoio logístico para as atividades, como explica a diretora do Disa Leste, Rosângela Castro.
“Aqui no Disa Leste temos 21 comunidades indígenas, e em todas elas promovemos ações de saúde, trazendo médicos, vacinação, medicação, todos os atendimentos para prevenção e promoção da saúde. Nesses eventos, a Cáritas patrocina a condução e alimentação das equipes para que possamos desenvolver as ações de saúde, e fazem também um trabalho de humanização, facilitando a interação com os povos das comunidades indígenas”.
Além da Associação Kokama, a comunidade Jurupari, no bairro Tarumã-Açu, e a Associação Kokama, no Gilberto Mestrinho, receberam ações em parceria da Semsa e Cáritas. Ainda neste mês, as equipes da secretaria visitarão também as comunidades indígenas Mura, no Parque das Laranjeiras, bairro Flores; Waikiru, no Tarumã-Açu; Tatuyo, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, na margem esquerda do rio Negro; Maloca Bayaroá, no Lago Azul; Centro Cultural Lua Verde, no Cidade de Deus; Kokama, no bairro do Céu; e Wotchimaücü, no Cidade de Deus.
Outras ações
Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), a Semsa vem promovendo também ao longo deste mês ações de saúde nas comunidades indígenas situadas na zona Oeste. Na quarta-feira, 19/4, adultos, crianças e idosos indígenas moradores do Parque das Tribos e das comunidades Waikiru e Y’Apyrehyt, todas na zona Oeste, receberam atendimento médico e de enfermagem, testagem rápida para IST/HIV, vacinação para Influenza, além de roda de conversa, marcação de exames e consultas via Sistema de Regulação (Sisreg), e apresentações culturais.
As equipes do Disa Oeste também levaram serviços de saúde às comunidades Nações Indígenas, Associação Indígena Unindo as Etnias (Aiue) e Jurupari. Na terça-feira, 25/4, a programação chega à comunidade Waikiru, no bairro Tarumã, que vai receber atendimentos de enfermagem, vacinação e roda de conversa.
policia federal brasil jair bolsonario investigação oportunidade feira compra manaus amazonas ads peixe exportação manaus economia amazonas alemanha discriminação amazonas procon am manaus boi garantido festival de parintins parintins amazonas amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM oab manaus Projeto Voo Campeão manaus amazonas esporte amazonas artesa cultura expoartes manaus amazonas show led Festival Nema manaus manaus black friday amazonas denuncias procon-am
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....