No último sábado (22), o Casarão da Inovação Cassina abriu as portas para a apresentação do espetáculo “Cabaré Chinelo”, do Ateliê 23, no encerramento do I Congresso Amazônico de Psicanálise. É a primeira vez que o prédio histórico, que sediou o Hotel Cassina durante a Belle Époque, recebeu a produção sobre a realidade de meretrizes que viveram na época da Borracha. O projeto denuncia um esquema de tráfico internacional e sexual no início do século XX, na capital do Amazonas.
“É um momento inédito e muito relevante para cena cultural manauara, porque é a primeira apresentação artística dentro do que um dia foi o Hotel Cassina, que era o ápice e o símbolo maior das negociações políticas no Estado”, comentou Taciano Soares, diretor do Ateliê 23. “O ‘Cabaré Chinelo’ inaugura o movimento de lançar luz às verdadeiras protagonistas desse período muito violento e faz ecoar as vozes dessas mulheres para resgatar a história dentro do prédio”.
Taciano Soares, que interpreta o Kafter, assina a direção geral do espetáculo, com a diretora e dramaturga argentina Jazmín García Sathicq na co-direção, e divide a dramaturgia com Eric Lima. Ele contou que a apresentação se deu a partir do convite do Congresso de Psicanálise.
“Um grupo de pessoas da Psicanálise assistiu ao ‘Cabaré Chinelo’ e viu nele condições de debates dentro da área da saúde mental, onde eles atuam. É um desdobramento do nosso trabalho”, explicou o diretor. “É interessante ver outras frentes levantando debates sobre espetáculo para além da perspectiva teatral e histórica”.
Adaptação – Eric Lima, ator que vive o Diabo na obra inspirada na pesquisa de Narciso Freitas e também assina a assistência de produção, direção musical e coreografia, destacou que foram feitas adaptações para a peça no Casarão da Inovação Cassina. Segundo ele, no novo espaço, a dinâmica e o ritmo são diferentes, assim como toda a organização com acústica.
“Foi emocionante para quem que estava em cena, pelo contato com todas as energias desse lugar e as histórias dessas mulheres, que são reais, onde realmente tudo se passou cem anos atrás”, pontuou o artista. “Foi uma apresentação para fazer justiça a alma dessas mulheres, essas denúncias que trazemos são como uma reparação histórica”.
Agenda – Neste mês, o Ateliê 23 volta a contar a história de Mulata, Balbina, Antonieta, Soulanger, Felícia, Laura, Joana, Luiza, Enedina, Sarah, Maria e Gaivota no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro). As apresentações estão confirmadas nos dias 27, 28 e 30 de abril, quinta e sexta às 20h e domingo às 19h.
Em maio, o espetáculo vai ser apresentado em 25, 26, 27, 30 e 31 às 20h e, no dia 28, às 19h.
Os ingressos vão ser vendidos na bilheteria do espaço por R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira). O pagamento pode ser feito por meio de Pix, dinheiro e cartões de crédito e débito.
O “Cabaré Chinelo” tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), além da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Fondo de Ayudas para las Artes Escénicas Iberoamericanas – IBERESCENA.
mateus e cristiano amazonas manaus Nossa Senhora das Graças Gnos AM Macaca Guariba arte amazonas são paulo brasil compras cuidados black friday golples balneario camboriu investigação manaus jiu-jitsu exploração sexual amazonas manaus amazonas novos contratos RPE Parintins FC manaus livros doação literatura ufam manaus oportunidade educação vagas cetam amazonas educação manaus oportunidade iel decoração amazonas natal largo de são sebastião manaus manaus amazonas 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc diego bauer cinema filme
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....