Cineteatro Guarany recebe mais uma Reunião Setorial da Lei Paulo Gustavo (LPG), com artistas visuais e artesãos


A reunião setorial com artistas visuais e artesãos aconteceu na tarde desta segunda-feira (24), a partir das 14h, no Cineteatro Guarany. As reuniões são realizadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, com objetivo cumprir as exigências do Ministério da Cultura (MinC) e para facilitar o entendimento dos participantes sobre a lei. 


De acordo com a assessora jurídica da Secretaria de Cultura, Anne Paiva, as reuniões estão facilitando a compreensão dos artistas sobre a lei e como podem participar. 


“Aproveitamos as reuniões para debater de forma setorial para ajudar a todos na preparação de editais e conseguir maior entendimento da aplicação da lei, pois muitos participantes não têm essa facilidade de entender a linguagem jurídica e nós tentamos simplificar e tirar as dúvidas para democratizar a participação de todos”, informa. 


Para o quadrinista e artista visual Evaldo Vasconcelos a reunião é uma oportunidade de aprendizado para a preparação de obras para os editais. “Eu não sei muitas informações sobre a lei e as reuniões são uma oportunidade para nós, artistas, nos prepararmos para o edital e saber como vai funcionar”, conta Evaldo. “Além disso, será um grande incentivo ao nosso trabalho receber apoio financeiro do Governo do Estado para realizar nossas obras e contratar pessoas também”, ressaltou. 


O artesanato também ganha espaço nas reuniões setoriais, e para a artesã Thaysa Cardoso, a Lei Paulo Gustavo chegou em um momento necessário e poderá ampliar o desenvolvimento de suas artes. 


“Eu acompanho muitos os trabalhos da cultura e essas reuniões são uma iniciativa muito importante, pois é o momento que conseguimos nos enxergar no projeto da lei e ver onde nos encaixamos para fazer parte do edital. Eu uso muitos materiais artesanais e ter essa possibilidade de incentivo, melhoraria a qualidade dos meus materiais, quem sabe comprar uma máquina de costura para produzir as bolsas de couro e até contratar outras pessoas para aumentar a produção. Estou super empolgada com essa possibilidade”, disse Thaysa. 


Próxima reunião setorial


A reunião setorial de Hip-Hop acontecerá na terça-feira (25/04), das 14h às 17h, também no Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa