Equador, Chile, Espanha, México, Itália e Índia são alguns dos mais de 20 países que já inscreveram trabalhos e pesquisas na terceira edição da Conferência Internacional em Tecnologia da Informação & Educação (Icited 23), evento multidisciplinar com foco na inovação, empreendedorismo e na utilização de novas ferramentas e tecnologias na área do ensino, que acontece em Manaus, na Universidade Nilton Lins, nos dias 29 e 30 de junho.
De acordo com o coordenador do evento – promovido pelo Instituto Politécnico do Porto (Portugal), em parceria com a Nilton Lins e com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) – João Vidal Carvalho, no total 270 trabalhos já foram submetidos para análise do Comitê Científico da conferência.
“Faltando dois meses para o início, já atingimos o recorde de trabalhos inscritos que anteriormente era de 200. Isso representa cerca de mil pesquisadores diretamente envolvidos e também as grandes mudanças que estão atuando na área do ensino e da educação em todo o mundo”, destacou Carvalho.
Tecnologias
A professora e pesquisadora portuguesa Anabela Mesquita, que também integra a coordenação do Icited 23, explicou que a conferência irá abordar dois grandes temas: as novas tecnologias na educação e o uso destas ferramentas nas salas de aula e em diferentes áreas, como nas artes, filosofia e nas ciências.
“Também questionaremos a relação de todo este cenário com um mercado de trabalho que está em constante transformação digital. Como acompanhar esta evolução e como os futuros profissionais podem melhorar a empregabilidade e utilizar as novas tecnologias, como o Chat GPT e a inteligência artificial, para melhorar o desempenho dos alunos e definir o futuro da educação”, destacou Anabela.
Ainda segundo a professora, o ensino virtual e à distância, assim como a utilização de jogos e aplicativos na área educacional também serão debatidos durante o evento.
Amazônia
Também coordenador do Incited 23, Antônio Abreu destacou a importância de realizar o evento em Manaus, no coração da Amazônia.
Para Carvalho e Anabela, o principal legado que a conferência irá deixar para a cidade, e para toda a região, é o conhecimento que será gerado e que poderá ser aplicado para as futuras gerações de estudantes e profissionais. “Manaus é um lugar com grande atratividade para reunir os principais nomes do segmento sem deixar de lado, as questões ambientais, sociais e sustentáveis”.
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Nilton Lins, Profa. Dra. Cleuciliz Santana, ressaltou ainda, a importância para a instituição e para o Estado da conferência, como a troca de informações e experiências entre os pesquisadores amazonenses e os participantes dos demais países.
“Esta é mais uma ação de internacionalização e de consolidação da Nilton Lins como referência nacional na área educacional, de pesquisa e extensão. É uma grande satisfação sediar um evento deste porte com a participação de instituições de todo o mundo e que certamente irá se refletir positivamente na qualidade do ensino no Amazonas e em todo o País”, acrescentou.
amazonas venda de peixe em manaus consumo de peixe manaus semana santa peixe reajuste manaus Wilson Lima Segurança Pública do Estado amazonas cultura amazonas cinema manaus lgbt amazonas Festival Zero 92 cultura música arte manaus indigenas amazonas conversa manaus cultura livraria valer plataforma amazonas senai recursos humanos banco de talentos manaus radares de velocidade manaus fios de cobre policia video detran amazonas FAO amazonas Corredor Criativo da Amazônia manaus amazonas resgae denuncia ipaam manaus manaus feijoada garantido amazonas caprichoso