A competitividade no mercado de trabalho sempre foi uma das maiores vilãs dessa síndrome, porque o profissional que se cobra muito e além do normal, pode estar a caminho de um adoecimento sem se dar conta do prejuízo emocional e físico que pode estar atraindo para sua vida.
Com a rotina exaustiva de tantos compromissos e sobrecarga no ambiente de trabalho, geralmente costuma-se acreditar que é apenas cansaço, o desânimo que começa a aparecer, porém já é um gatilho para a síndrome, e já pode estar desencadeando o Burnout: o esgotamento laboral!
A exigência, em demasia, dos outros e de nós mesmos, muitas vezes vai além do saudável, ainda mais com a tecnologia avançada da atualidade, faz com que a conexão seja permanente, através dos correios eletrônicos, redes sociais e mensagens constantes, mesmo após o término da jornada do dia de trabalho, quando o descanso ou o lazer deveriam ser prioridade; as metas a serem cumpridas são crescentes e torna-se um costume viver assim, nesse ritmo frenético, porém com os sintomas descritos a seguir, vale a pena parar e refletir se alguns destes estão fazendo parte de suas emoções ou seus sentimentos atribuídos à tensão emocional e estresse crônico: nervosismo - com irritabilidade fora do normal (o pavio curto); cansaço excessivo - sem energia para realizar outras tarefas; alterações no ritmo cardíaco; dores de cabeça frequente; desconforto gastrointestinal; instabilidade no sono e apetite; rebaixamento no humor - pessoa entristecida; sentimentos de insegurança, fracasso e incompetência.
Mas por que tudo isso? 🤔
Muitas vezes o trabalho traz sobrecarga, o profissional é explorado demais ou pode se sentir subdesafiado, quando as competências não estão sendo aproveitadas da maneira adequada, ou até negligenciado, que acontece quando o funcionário não é bem treinado ou direcionado para as atividades, corretamente.
As três situações podem acontecer gerando todo o mal estar, até que a pessoa comece a se sentir tão desestimulado, a ponto de não querer sair de casa, nem mesmo levantar-se da cama, pela tendência do isolamento, dificuldade de concentração e afastamento da realidade que o consome!
É frequente, nesses casos, a despersonalização, ou seja, a pessoa torna-se mais fria em relação aos outros, suas características da personalidade vão mudando gradativamente, inclusive com sensação permanente de infelicidade e insatisfação.
Com relação ao tratamento, em alguns casos, é necessária a administração de medicamentos, além da psicoterapia, mas mudanças de comportamento e hábitos podem ajudar sobremaneira no enfrentamento do Burnout, como: atividades físicas diárias, avaliação nas condições de trabalho, pois muitas vezes nós mesmos possibilitamos e somos permissivos à exploração do nosso tempo e nosso profissionalismo.
Ouça a opinião de quem está próximo de você, porque às vezes, a pessoa com Burnout não se identifica. Preste atenção no uso de álcool, que ingerido para relaxar, pode potencializar e piorar os sintomas!
Dê importância ao lazer, durma bem e tente não "adiantar" seu trabalho, em casa... viva um dia de cada vez e caso tenha se identificado com alguns desses sinais, procure um profissional da saúde mental, psiquiatra ou psicólogo, para entender melhor e obter qualidade na sua vida profissional e pessoal! 🤓😉
Só para finalizar: aprenda a dizer o não e o sim nas horas certas e sinta a liberdade pertinho de você!
Um abraço! 🫶🏼
Sobre a colunista
Lucijane Lamêgo Guimarães tem 55 anos e é natural de Manaus (Amazonas). Ela é bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, no ano de 2017.
Como psicóloga clínica, atua em consultório fazendo psicoterapia com o público de adolescentes, adultos e idosos.
Fonte: escrito por Lucijane Lamêgo
investigação policia federal jair bolsonario brasil ads peixe manaus feira compra amazonas oportunidade economia exportação manaus alemanha amazonas discriminação procon am manaus amazonas boi garantido parintins amazonas festival de parintins Jean Cleuter Simões Mendonça manaus oab OAB-AM amazonas manaus amazonas esporte Projeto Voo Campeão manaus amazonas cultura expoartes artesa Festival Nema manaus amazonas show led manaus amazonas denuncias black friday procon-am
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....