Estudantes estrangeiros têm contato com a cultura, fauna e a flora da região Amazônica

Quatro estudantes estrangeiros da Itália e da Bélgica estão em Manaus vivendo experiências de integração e conhecimento da cultura regional, como também aperfeiçoando na prática o idioma português. Elisa Mezzanotti, Matilde Totino, Carlotta Nadali e Dorian de Grave, de origem italiana e belga, respectivamente já conheceram pontos turtisticos como o Teatro Amazonas, Centro Cultural Largo São Sebastião, Mercado Municipal Adolpho Lisboa e já tiveram a oportunidade de mergulhar com os botos, conhecer em parte a floresta amazônica, nadar nas cachoeiras de Presidente Figueiredo e aproveitar a gastronomia e sabores da comida amazonense.         


Os estudantes integram o High School, programa de intercâmbio realizado pela AFS Brasil, organização internacional que promove intercâmbio cultural e educacional entre adolescentes e jovens de diferentes países e que estão estudando em escolas privadas e vivendo em casa de famílias voluntárias da cidade.


O objetivo é promover a troca de conhecimento e experiências culturais, além de proporcionar o aprimoramento do idioma português. O intercâmbio no ensino médio é uma oportunidade única para os estudantes vivenciarem uma nova cultura, conhecerem novas pessoas e ampliarem seus horizontes.


A ideia é proporcionar ainda um aprendizado mais profundo e significativo do que simplesmente aprender sobre outras culturas em sala de aula. Além disso, o intercâmbio no ensino médio pode ser um diferencial importante para o futuro acadêmico e profissional dos estudantes.


Para os estudantes estrangeiros que estão em Manaus, a troca de cultura tem sido uma experiência incrível. "Estou amando a minha estadia em Manaus, aprendendo muito sobre a cultura local e fazendo amigos incríveis", relata a estudante italiana Matilde Totino. "As escolas são muito boas e estou melhorando muito o meu português. Essa é uma oportunidade para conhecer a realidade da Amazônia", complementa Dorian de Grave, estudante belga.


Segundo o porta-voz e voluntário AFS Brasil no Amazonas, Jhony Abreu, a experiência de intercâmbio é um importante meio de promover a educação global e o entendimento intercultural. "O intercâmbio é uma forma única de aprendizado, que possibilita o contato com outras culturas, o desenvolvimento pessoal e profissional, além de criar laços de amizade e compreensão entre povos. A Amazônia é um lugar mágico, cheio de diversidade e riquezas culturais. E para os estudantes estrangeiros, é uma grande chance de conhecer de perto essa região tão importante para o mundo", destaca.


Jhony também destaca o fato de a região da Amazônia ser uma das mais ricas em biodiversidade do mundo, o que torna a experiência valiosa e enriquecedora    para os estudantes estrangeiros. “Eles têm a oportunidade de conhecer de perto a fauna e flora local, além de aprender sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável”, aponta.  


De acordo com Karem Corrêa (advogada), as famílias voluntárias que acolhem os estudantes estrangeiros vivem um momento muito especial, pois, além de proporcionar uma vivência de intercâmbio para um jovem de outro país é uma oportunidade de aprender sobre outras culturas, de praticar um idioma estrangeiro e de fazer novas amizades. "Receber um estudante estrangeiro em nossa casa tem sido uma experiência maravilhosa. Estamos aprendendo muito sobre a cultura italiana e estamos fazendo uma nova amizade para a vida toda", relata Karem, que faz parte de uma das famílias voluntárias do AFS Brasil.

 


Jhony Abreu ressalta também que o programa de intercâmbio é uma forma de promover a educação global e a formação de cidadãos globais. "Acreditamos que a educação global é essencial para formar jovens capazes de atuar em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado. O intercâmbio cultural é uma das melhores formas de promover o entendimento intercultural e a formação de cidadãos globais", analisa.   


O AFS Brasil está sempre em busca de novas oportunidades de intercâmbio para jovens brasileiros e estrangeiros. Se você tem interesse em participar de um programa de intercâmbio ou em receber um estudante estrangeiro em sua casa, entre em contato pelo site https://www.afs.org.br ou pelo telefone 92 98186-0733.


  


Sobre o AFS Brasil:


A AFS Brasil é uma organização internacional de intercâmbio cultural e educacional que fornece programas de intercâmbio para jovens em todo o mundo. Com sede em Nova Iorque e presente em mais de 60 países e 106 anos de existência, o AFS, uma ONG sem fins lucrativos, está no Brasil desde 1956.


A sede brasileira já enviou e recebeu mais de 14 mil intercambistas, em parceria com cerca de 400 escolas. Hoje, conta com quase mil voluntários que formam a rede de atuação em mais de 100 cidades do Brasil, onde possibilitam a realização de programas e desenvolvem as atividades que apoiam as experiências interculturais de todos os envolvidos.


O AFS tem como objetivo promover a compreensão internacional, a paz e a amizade através da educação e do intercâmbio cultural. Os programas oferecidos pelo AFS incluem intercâmbios de estudantes de ensino médio, intercâmbios universitários, programas de voluntariado e de desenvolvimento profissional.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa