A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participa do “Registre-se”, ação da 1ª Semana Nacional do Registro Civil do Amazonas, que atende as necessidades de pessoas em vulnerabilidade social em relação a emissão de certidão de nascimento. A campanha iniciou nesta segunda-feira (08) e continua até sexta-feira (12), de 8h às 14h, no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, na Cidade Nova, na Zona Norte.
A defensora pública Rosimeire Barbosa, da Defensoria de Registros Públicos, explicou como será a atuação da DPE-AM no evento. “Atenderemos os pedidos residuais de registros públicos com a população vulnerável que não possui documentação básica, além de oferecer orientações para demandas jurídicas”, afirmou. O defensor público geral, Ricardo Paiva, também esteve presente na abertura da campanha.
A Certidão de Nascimento é o documento que oficializa a existência do indivíduo no País, que passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade e filiação. É essencial para a obtenção de outros documentos e também para assegurar o acesso a benefícios governamentais e a projetos públicos.
A dona de casa Rosely Vieira foi uma das pessoas que buscou o serviço, no primeiro dia da ação. “Pretendo emitir a terceira via da minha certidão de nascimento, porque não possuo mais o documento original desde 2015. Estou só com cópias, mas para obter um RG novo, preciso desse documento original para realizar provas, ir ao médico e em outros lugares que exigem a comprovação da identidade”, disse.
O ‘Registre-se” é uma ação coordenada pela Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas, em conjunto com outras instituições para oferecer serviços gratuitos relacionados ao registro civil de grupos vulneráveis, como a população em situação de rua, povos indígenas e ribeirinhos. Os interessados poderão emitir a nova carteira de identidade nacional.
Sobre a Defensoria
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.
Em 2022, a DPE-AM alcançou 54 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba). A ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM.
Onde estamos
– Região Metropolitana: Manaus, Careiro Castanho, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva.
– Polo do Baixo Amazonas: Parintins (sede), Barreirinha e Nhamundá.
– Polo do Médio Amazonas: Itacoatiara (sede), Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.
– Polo do Madeira: Humaitá (sede) e Apuí.
– Polo do Médio Solimões: Tefé (sede), Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Jutaí, Fonte Boa e Japurá.
– Polo do Alto Solimões: Tabatinga (sede), Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.
– Polo de Maués: Maués (sede) e Boa Vista do Ramos.
– Polo de Coari: Coari (sede) e Codajás.
– Polo do Purus: Lábrea (sede), Canutama, Pauini, Tapauá e Boca do Acre.
– Polo do Médio Madeira: Manicoré (sede), Borba, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte.
– Polo do Alto Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira (sede), Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.
– Polo Rio Negro-Solimões: Manacapuru (sede), Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Novo Airão.
– Polo do Juruá: Eirunepé (sede), Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira – com atendimentos virtuais já iniciados.
doação ufam livros literatura manaus cetam amazonas oportunidade manaus vagas educação manaus iel oportunidade educação decoração natal amazonas manaus largo de são sebastião cinema filme manaus diego bauer amazonas 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc brasil jair bolsonario policia federal investigação ads peixe amazonas feira manaus compra oportunidade economia manaus alemanha exportação amazonas amazonas discriminação procon am manaus festival de parintins boi garantido amazonas parintins
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....