O projeto “Ópera Mirim” levou uma programação especial para as crianças da Escola Estadual Almirante Barroso, nesta segunda-feira (08). A companhia de teatro de marionetes ‘O Pequeno Teatro do Mundo’ apresentou o espetáculo “O Navio Fantasma”, além de oficinas voltadas para o público infantil e juvenil. A ação contemplará outras escolas e instituições da capital amazonense.
A versão adaptada pelo Pequeno Teatro do Mundo conta a clássica história da opera de Wagner, sobre lenda do Holandês, famoso navio e seu capitão, que são condenados a viver navegando pela eternidade e a história de seu amor por Senta. A ação tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da ópera, criando um novo público.
Para a pequena Nicole, 7 anos, foi muito legal ver os bonecos se mexendo e cantando. “É muito maneiro sair da sala, ver os bonecos e a ópera junto meus colegas. Vou chegar em casa muito feliz e contar para os meus pais”, disse Nicole.
A professora de Artes Gisele Raik ressaltou a importância da iniciativa de oportunizar as crianças em situação de vulnerabilidade. “As crianças daqui normalmente são de bairro e não têm acesso a esses espetáculos, que geralmente ocorrem nos grandes teatros. Essa também é uma conversa que se leva para a sala de aula, incentivando a visualidade no papel, livro, televisão e entre outros recursos”, ressalta Gisele.
Ópera no interior
Para além da capital, o projeto garante à população do interior, acesso ao universo lírico, através do Teatro de Marionetes. O espetáculo "O Navio Fantasma", contempla o município de Anamã, no dia 09/05, às 19. A apresentação acontece no Ginásio Valdemir Câmara.
O munícipio de Presidente Figueiredo também receberá a programação. Desta vez, no dia 11/05, às 19h, na Praça da Cultura. A entrada é gratuita.
O projeto “Ópera Mirim” faz parte da programação do 25º Festival Amazonas de Ópera, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco, apoio cultural do Grupo Atem e da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.
O secretário, Marcos Apolo Muniz, destaca a presença da Secretaria de Cultura nos municípios e a participação na vida das crianças e adolescentes.
“O Governo do estado tem atuado muito por meio da Secretaria para o desenvolvimento do público infanto-juvenil, temos essa missão de integrar todo o estado por meio da arte e, principalmente, fazer com que as crianças e adolescentes sejam parte desse processo artístico e educativo”, conclui o secretário.
amazonas manaus semana santa consumo de peixe peixe venda de peixe em manaus reajuste Segurança Pública do Estado manaus Wilson Lima amazonas cinema cultura lgbt amazonas manaus manaus música cultura arte Festival Zero 92 amazonas conversa indigenas livraria valer amazonas cultura manaus amazonas senai recursos humanos manaus banco de talentos plataforma manaus fios de cobre amazonas policia radares de velocidade detran video amazonas FAO manaus Corredor Criativo da Amazônia denuncia manaus resgae amazonas ipaam caprichoso manaus garantido feijoada amazonas