A deputada estadual Joana Darc (UB) comemorou, nesta quinta-feira (18), em discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a iniciativa do Governo do Estado sobre a implantação do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente. De acordo com o governador Wilson Lima (UB), a estrutura funcionará na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).
"Esse Centro é uma grande vitória para o povo do Amazonas. Desde que entrei na Aleam, ainda no primeiro mandato, tenho feito requerimentos atendendo ao pedido de juízes, de delegadas, de várias pessoas que trabalham a frente dessa causa para uma estrutura”, disse.
A parlamentar ainda ressaltou o trabalho realizado pelo ex-deputado Álvaro Campelo, pelo excelente trabalho feito à frente da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens, à época.
Além disso, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, a parlamentar detalhou os serviços que a estrutura vai oferecer como o suporte durante a denúncia, como o corpo de delito, com atendimento de equipe multidisciplinar, com assistência social e psicólogos, para que seja um atendimento rápido e eficaz.
“Infelizmente, quando uma criança vai fazer a denúncia, juntamente com a sua família, ela tem que passar por vários lugares, e, às vezes, até desistem por conta da dor de lembrar em todo tempo dos abusos. Logo, o Centro Integrado vai ampliar, agilizar e melhorar os serviços de assistência no Amazonas”, pontuou.
Proposituras em defesa das crianças e adolescentes
Joana Darc é autora do Projeto de Lei (PL) nº 540/2020, que obriga aa exibição de filmes publicitários contra a pedofilia, a prática do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, antes das sessões dos cinemas, no Amazonas.
A parlamentar também é autora do PL nº 449/2021, que pretende premiar com o título de “Conselheiro Amigo da Criança e do Adolescente”, os profissionais da socioeducação, por suas ações e projetos pedagógicos relevantes voltados para o combate ao abuso e exploração sexual da infância e juventude.
Joana é autora da Lei nº. 5.136/2020, que distribui a fixação de placas referentes à denúncia de crime de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em locais de frequentação infantil. E ainda a Lei nº 5.008/2019, que institui a Semana Estadual de Esclarecimento sobre a Exploração, o Abuso e a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
“Precisamos condenar a exploração sexual infanto-juvenil e debater sobre as formas de combate e prevenção a estas agressões físicas, psicológicas e sexuais. Estou sempre em defesa das crianças e dos adolescentes do nosso Amazonas, e precisamos de conscientização para os responsáveis para denunciar as hostilidades com nossas crianças”, defendeu.
wcd manaus Dia Mundial da Criatividade manaus amazonas manaus espetáculo amazonas diário das marias amazonas projeto mulheres empoderaELA manaus manaus viagem amazonas aeroporto de manaus sem energia manaus apagão energia elétrica amazonas amazonas banda Raimundos Amazonas Food Festival manaus manaus investigação pc-am amazonas operação mateus lider religioso aliciamento de menor cetam cronograma ead amazonas aulas manaus manaus ditadura no Amazonas mpf predios amazonas ruas capacitação amazonas manaus transformação projeto ct