Agendamento para emissão da Carteira de Identidade passa a ser diário em Manaus

O agendamento para a emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecido como RG ou Carteira de Identidade, passou a ser diário em Manaus, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A partir de agora, o serviço será disponibilizado no decorrer da semana, conforme abertura de novas vagas.


No Amazonas, o Instituto de Identificação Aderson Conceição Melo (IIACM) é o responsável pela emissão da CIN.


Para agendar, o cidadão pode acessar o site cinam.ssp.am.gov.br. As vagas são direcionadas também para pessoas que tenham sofrido alguma perda, roubo ou furto. O órgão reforça que nesses casos, o cidadão precisa apresentar o Boletim de Ocorrência.


Em Manaus, as vagas são ofertadas nos 15 Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC), espalhados em todas as quatro zonas da capital.


Veja como solicitar a emissão de 1ª ou 2ª via do RG:


O cidadão deve realizar o agendamento do atendimento em um dos pontos do PAC, por meio do aplicativo SASI (disponível no Google Store e App Store).


Após a solicitação, o cidadão deverá comparecer ao PAC no dia e horário agendados, levando os seguintes documentos: fotos 3x4, certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia).


Atualmente, o prazo de entrega está entre 60 e 90 dias.


Documentos

Para o dia de atendimento, o cidadão deve levar os documentos obrigatórios:


  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento, original ou cópia autenticada em cartório
  • Comprovante de endereço

Se preferir, o solicitante pode inserir na CIN, outros dados opcionais como o Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Carteira profissional; Registro Militar; Tipo sanguíneo; entre outros. Basta levar os documentos originais para a inclusão.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa