Com um aumento de 13,25% do volume de concentrados de bebidas exportados em 2022 em relação ao ano anterior, a Recofarma, fábrica de concentrados de bebidas da Coca-Cola Brasil, continua liderando o ranking de exportação no Polo Industrial de Manaus (PIM). Em 2022, a empresa produziu quase 45,3 mil toneladas de concentrado para a produção de bebidas não alcoólicas em diversos segmentos, incluindo chás, refrigerantes, néctares, sucos, lácteos, bebidas esportivas e bebidas vegetais.
Ao longo do período, a empresa exportou um total de 11,6 mil toneladas de concentrados. O desempenho rendeu à Recofarma o Prêmio de Exportadora do Ano da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), pelo décimo ano consecutivo. Além do aumento de exportação, houve um crescimento de 4,5% nas vendas dos concentrados para o mercado nacional no último ano.
Pioneira no polo de concentrados, a fábrica atende todo o Sistema Coca-Cola Brasil, quarto maior mercado de Coca-Cola no mundo e, também, abastece o mercado latino-americano – Bolívia, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A Recofarma produz 202 fórmulas de bebidas em geral, sendo 135 distribuídas no Brasil e 67 para exportação.
Os números geram um impacto positivo na economia local, fomentando mais de 14 mil empregos diretos e indiretos no Amazonas, graças à operação de concentrados e à cadeia de valor formada para o fornecimento de produtos, serviços e matérias-primas, incluindo o guaraná por meio do programa Olhos da Floresta.
“Ao longo de mais de três décadas de parcerias com o Amazonas, a Coca-Cola Brasil tem se empenhado em promover o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades locais. Seus investimentos englobam desde a proteção das florestas até a geração de emprego e renda, passando pela valorização da cultura local. Para a companhia, a atuação local vai além da produção e exportação de seus produtos, impactando positivamente o Amazonas”, destaca o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.
A produção de concentrados para o mercado nacional e internacional tem um impacto positivo tanto na capital quanto no interior do estado. O guaraná, uma das principais matérias-primas utilizadas na produção dos concentrados para bebidas à base da fruta, é um exemplo notável. O fruto é cultivado por famílias de produtores que fazem parte do programa Olhos da Floresta, presente em mais de 90% das áreas produtivas de guaraná no Amazonas. Graças a esse programa, a Coca-Cola Brasil possibilita renda para as famílias produtoras de guaraná, estimulando a atividade econômica em 18 municípios do interior do estado.
Segundo a gerente-geral da Recofarma, Milena Perez, 100% do guaraná utilizado pela empresa na produção dos concentrados para bebidas à base do fruto é originário do estado do Amazonas. “Incentivar a cadeia do guaraná e a produção sustentável do fruto é reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável e a proteção da floresta amazônica. Isso demonstra a nossa contínua contribuição para o estado e para as pessoas que dependem da preservação desse ecossistema vital”, reforçou.
Investimento e inovação – Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de R$44 milhões em expansão de mercado e aumento da capacidade produtiva, incluindo aquisição de máquinas e equipamentos e ampliação da infraestrutura para atualização tecnológica. Além disso, a Coca-Cola Brasil está investindo em inovação em seu portfólio de produtos, com novas versões com menos açúcar adicionado. A empresa também lançará novas versões limitadas da Coca-Cola com sabores e identidades inovadoras. A iniciativa faz parte da estratégia da companhia para manter-se competitiva no mercado, atendendo às demandas dos consumidores por produtos mais saudáveis e com sabores diferenciados.
Sobre a Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
amazonas mundo encantado inscrição oportunidade natal manaus manaus o mundo encantado do natal Largo de São Sebastião amazonas natal programação pesquisa aprovação amazonas projeto de lei manaus cmm PUMP BBQ Festival amazonas manaus churrasco amazonas ong manaus casa vhida manaus emoção aids cinema amazonas chef amazonas Pedro Mendes gastronomia manaus debate panamazonia seca Belisario Arce amazonas concerto de natal cultura manaus programação amazonas cultura manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....