Buscando apresentar os esportes paralímpicos às pessoas com e sem deficiência e mostrar a importância desses esportes, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Secretaria de Educação e Desporto Escolar realizaram o “Festival Paralímpico”, nas quadras esportivas da Feff. As atividades marcaram, ainda, o encerramento da 1ª Paralimpíadas Escolares do Amazonas (PARAJEA’s).
O “Festival Paralímpico” é um evento que ocorre em todos os estados do Brasil, sendo mais de 190 centros realizando essas atividades. Em Manaus, mais de 300 crianças e jovens estão inscritos nos centros paralímpicos. O festival foi realizado para que as crianças PCDs e as crianças sem deficiência pudessem se divertir juntas. Paratletas da rede estadual de ensino que participaram da seletiva amazonense no PARAJEA’S, também estiveram presentes.
O coordenador do festival, Keegan Bezerra Ponce, falou sobre essa união, a prática do desporto em conjunto e a importância do evento na mudança de visão sobre as pessoas com deficiência.
“Crianças e adultos participaram de várias atividades onde, o esporte paralímpico, é o carro-chefe. Em todas as atividades, a criança com deficiência interagiu com a criança sem deficiência, para que, dessa forma, essa criança possa crescer com a ideia de que a deficiência não é algo incapacitante ou que traz desvantagem, pelo contrário”, afirmou o coordenador.
Desporto escolar
O coordenador de Educação Física, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Joniferson Vieira acompanhou os paratletas no festival. Ele explicou a importância de eventos como este, principalmente, para o desporto paralímpico escolar.
“O festival é uma forma de dar robustez a esse convênio que está sendo tratado entre a Secretaria de Educação e a universidade. Nós acreditamos que esse convênio vai dar a cientificidade que a gente precisa para tratar do desporto paralímpico dentro estado do Amazonas e, principalmente, do desporto paralímpico escolar que é o nosso foco, nossos alunos”, falou o coordenador.
Parcerias
Atletismo, badminton, voleibol sentado, tênis de mesa, entre diversos outros esportes foram praticados pelos participantes. O festival contou com voluntários da própria universidade e da Feff.
O diretor da Feff, João Libardoni, falou sobre a parceria da faculdade com o Comitê Paralímpico, a colaboração das práticas desportivas e a responsabilidade de sediar eventos com o festival.
“Desde 2021, nós estamos unidos ao Comitê para desenvolver o Centro de Referência Paralímpico e, este centro, tem a responsabilidade de sediar o Festival Paralímpico, ele está aqui com uma possibilidade de prática. A gente oferece o atletismo, a natação, a bocha entre outras e o festival é uma forma para que as pessoas possam vivenciar os esportes no Centro de Referência”, disse o diretor.
manaus banda Raimundos Amazonas Food Festival amazonas lider religioso investigação pc-am operação mateus amazonas manaus aliciamento de menor amazonas aulas cetam ead manaus cronograma ditadura no Amazonas ruas predios mpf manaus amazonas transformação projeto ct manaus capacitação amazonas amazonas natureza onça filhotes manaus meio ambiente peixe tambaqui amazonas periodo defeso manaus tce-am Yara Amazônia Lins amazonas Assembleia Legislativa do Amazonas manaus manaus Dia Mundial da Saúde amazonas Millennium Shopping vacinação gratuita reeducação aquática amazonas natação manaus esporte