A deputada Joana Darc (UB) realizou, na tarde desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Sessão Especial em alusão aos 20 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A solenidade teve por finalidade exclusiva de apoiar a pesquisa científica básica e aplicada e o desenvolvimento tecnológico experimental nas diversas áreas das ciências.
Representada pela Dra. Márcia Perales Mendes Silva, a primeira Fundação de Amparo à Pesquisa da Região Norte, ao longo de duas décadas, investe em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), por meio do fomento ao desenvolvimento de projetos de pesquisa científica básica e aplicada no Amazonas, formação de recursos altamente qualificados e apoio a divulgação e popularização da ciência.
Para Joana Darc, a acessibilidade à pesquisa científica e tecnológica deve ser popularizada no Amazonas, desde o ensino fundamental.
"Fiquei apaixonada pelos projetos da Fapeam. A pesquisa científica e tecnológica parece ser algo distante para a sociedade, principalmente para aqueles que não têm o devido acesso à educação, mas precisamos interiorizar e popularizar isso para que se torne mais acessível para nossas crianças e jovens, pois precisamos focar essa base de ensino nas escolas", pontuou.
Mulheres na ciência
Durante a solenidade, Joana Darc ainda destacou o ‘Movimento Mulheres e Meninas na Ciência’, mostrando que seu mandato atua em várias causas, a exemplo do evento, tratando das pautas da ciência, da tecnologia e das pesquisas científicas que beneficiam a população do Amazonas, principalmente na área da Saúde.
“Meninas na ciência é uma representação para a atuação das mulheres nas pesquisas, e me sinto representadas sabendo disso. Estou aprendendo todos os dias e, principalmente, com a presidente da Fapeam, Márcia Perales. A pesquisa faz parte da faculdade de medicina veterinária, me encontrei nessa área e, como uma futura profissional da saúde, reconheço os profissionais da Amazônia”, destacou a parlamentar.
Apoio dos pesquisadores do interior do Amazonas
A gestora da Fundação, Márcia Perales, destacou a importância das pesquisas que contribuem com a ciência no Estado do Amazonas e, ainda, salientou o apoio do governo do Estado aos pesquisadores do interior. Primando pela questão da igualdade, a presidente ainda defendeu os pesquisadores da Amazônia.
"Como gestora da Fapeam, reafirmo que a palavra de ordem aqui é gratidão. A todos os que contribuíram com a pesquisa do nosso Estado. O Amazonas ocupa o primeiro lugar do Brasil na oferta de bolsas de mestrado e doutorado, com recursos exclusivamente do tesouro estadual, do ranqueamento nacional. Somos o segundo lugar em fomento à pesquisa do País, e estão entre as fapes com maior valor de bolsas de mestrado e doutorado do Brasil", disse.
Sob a presença de colaboradores aplaudidos de pé, o grito "onde tem ciência tem Fapeam" ecoou sobre o plenário Ruy Araújo, finalizando a solenidade.
investigação brasil jair bolsonario policia federal peixe feira compra oportunidade ads amazonas manaus manaus amazonas exportação alemanha economia manaus procon am discriminação amazonas boi garantido festival de parintins amazonas parintins investigação manipulação indigenas isolados imagem comissão pastoral da terra oab OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça amazonas manaus amazonas esporte Projeto Voo Campeão manaus amazonas expoartes cultura manaus artesa manaus show Festival Nema amazonas led
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....