O Polo Médio Solimões da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), com sede em Tefé, expediu uma recomendação à Prefeitura do município para que os moradores do conjunto Castanheiras, onde vivem aproximadamente 6 mil pessoas, tenham melhores condições de moradia e outras demandas. Em uma visita técnica, a Defensoria identificou que a comunidade sofre com a falta de infraestrutura, saneamento básico, segurança e saúde pública.
O defensor público Gustavo Cardoso, responsável pela ação, afirmou que as condições observadas no conjunto dificultam o acesso principalmente para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
“Os moradores denunciam também a falta de saneamento básico, ocasionando poluição e proliferação de doenças, além da insegurança pela ausência de policiamento militar na região, tendo apenas a presença da Guarda Municipal”, contou.
Segundo o defensor, a quantidade de escolas (sendo uma para atender três bairros) e uma obra inacabada há três anos, completam a lista de denúncias por parte dos moradores. A regularização fundiária é outra preocupação, uma vez que a maioria das famílias ainda não possuem o título definitivo e matrícula dos imóveis.
Diante das questões verificadas, conforme Cardoso, a Defensoria expediu a recomendação para que a Prefeitura de Tefé realize ações de melhoria e um mutirão para analisar a situação individual de cada família.
“A nossa atuação se dará, inicialmente e prioritariamente, com o intuito de que haja o acatamento da recomendação e a consequente melhoria na vida das pessoas que moram no conjunto Castanheiras. Por outro lado, não havendo uma resolução extrajudicial, resta possível o ajuizamento de uma ação civil pública para resguardar os direitos da população que tem sofrido com essa situação”, explicou o defensor.
Sobre a Defensoria
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.
Em 2022, a DPE-AM alcançou 54 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba). A ampliação resultou no aumento de mais de 30% nos atendimentos prestados à população em relação a 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, a Defensoria realizou mais de 800 mil atos de atendimentos nas áreas de Família, Cível e Criminal. Destes, 200 mil atos foram realizados no interior do AM.
Onde estamos
– Região Metropolitana: Manaus, Careiro Castanho, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva.
– Polo do Baixo Amazonas: Parintins (sede), Barreirinha e Nhamundá.
– Polo do Médio Amazonas: Itacoatiara (sede), Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.
– Polo do Madeira: Humaitá (sede) e Apuí.
– Polo do Médio Solimões: Tefé (sede), Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Jutaí, Fonte Boa e Japurá.
– Polo do Alto Solimões: Tabatinga (sede), Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.
– Polo de Maués: Maués (sede) e Boa Vista do Ramos.
– Polo de Coari: Coari (sede) e Codajás.
– Polo do Purus: Lábrea (sede), Canutama, Pauini, Tapauá e Boca do Acre.
– Polo do Médio Madeira: Manicoré (sede), Borba, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte.
– Polo do Alto Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira (sede), Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.
– Polo Rio Negro-Solimões: Manacapuru (sede), Anamã, Anori, Beruri, Caapiranga, Novo Airão.
– Polo do Juruá: Eirunepé (sede), Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira – com atendimentos virtuais já iniciados.
album caprichoso lançamento parintins touro negro torcida azul e branco manaus atletata Ana Paula lima Peru amazonas gastronomia comida comida de boteco cultura amazonas manaus boca juniors Champions League das Américas flamengo brasil basquete vitória conquista Amazonense New Breed Jiu-Jitsu Federation medalha de ouro Doriandson Talmaturgo consumo de peixe manaus amazonas semana santa peixe venda de peixe em manaus amazonas reajuste Segurança Pública do Estado Wilson Lima manaus amazonas manaus cultura lgbt cinema Festival Zero 92 arte amazonas manaus música cultura indigenas conversa livraria valer amazonas manaus cultura