Nesta terça-feira (30), foi celebrado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, data escolhida tem o objetivo de intensificar a conscientização sobre a doença e combater para quem convive com a enfermidade. Neste sentido, a nutróloga da Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Evelyn de Paula dá dicas em como manter uma boa alimentação para quem convive com a doença.
A dieta é um papel bastante importante na gestão de sintomas causados pela esclerose múltipla. Uma alimentação saudável é fundamental e pode auxiliar na evolução de doenças neurológicas.
“Como toda doença crônica e autoimune se beneficia bastante da mudança da alimentação, a esclerose múltipla não é diferente. Vários estudos trazem evidências de que a alimentação pode contribuir para o desenvolvimento e agravamento da doença”, inicia a Dra. Evelyn
Uma pesquisa realizada em 2019, com pacientes que apresentavam o quadro da doença, descobriu-se que uma dieta focada em vegetais, frutas, legumes, peixes e probióticos reduz a inflamação sistêmica e a gravidade da fadiga, um dos sintomas que a esclerose causa. A nutróloga cita alguns alimentos que prejudicam a esclerose.
“Alimentos que não devem ser consumidos são aqueles que pioram processos inflamatórios crônicos subclínicos, como o leite e seus derivados, alimentos que contém glúten (trigo, cevada e centeio), carboidratos simples (doces, massas em geral, arroz branco, farinhas), industrializados (refrigerante, sucos, salsicha, bolachas, torradas, nuggets e demais carnes processadas congeladas), e gorduras prejudiciais à saúde como a margarina e os óleos”, destaca a especialista.
Uma má alimentação pode gerar consequências drásticas ao indivíduo que luta contra essa enfermidade. A especialista afirma as possíveis consequências do consumo de alguns alimentos.
“Quando consumidos, podem piorar o quadro do paciente diante da doença, deixando o paciente mais inflamado e, consequentemente, mais sintomático, muitas vezes a despeito do tratamento medicamentoso”, conclui a Dra. Evelyn.
Dicas alimentares
O tratamento alimentar para pessoas que sofrem com esclerose múltipla tem como objetivo principal fornecer os nutrientes necessários para saúde geral do paciente. A nutróloga cita alguns alimentos recomendados para quem convive com a doença.
“Alimentos como peixes, carnes mais magras, vísceras como coração e moela de galinha, fígado de boi, tem alto valor nutricional, o que também contribui para uma melhor atividade cognitiva”, finaliza a especialista.
Vale ressaltar que seguir o tratamento alimentar corretamente não substitui o tratamento especifico de um neurologista, que visa controlar a progressão da doença e aliviar os sintomas.
manaus livros ufam literatura doação manaus amazonas cetam vagas educação oportunidade oportunidade manaus educação iel decoração manaus amazonas largo de são sebastião natal manaus amazonas cinema filme diego bauer 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc jair bolsonario policia federal brasil investigação feira compra oportunidade ads manaus peixe amazonas economia alemanha manaus amazonas exportação discriminação procon am manaus amazonas parintins festival de parintins boi garantido amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....