Com o objetivo de contribuir com o acesso, permanência e êxito da comunidade surda, de forma acessível, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tem investido em políticas de educação bilíngue para o público. Atualmente, a instituição compõe, em seu quadro, prestadores de serviço de tradutores e intérpretes de Libras - Língua Brasileira de Sinais-Português (TILSP).
A Coordenação de Políticas para a Pessoa Surda (Copps), sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), atua na implementação de políticas linguísticas que garantam o acesso e a permanência de pessoas surdas na universidade. A equipe de TILSP conta com 18 profissionais em Manaus; 18 no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp); dois no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb) e um no Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest).
Já a equipe da Copps é composta por um coordenador, secretário, tradutor e intérprete de Libras - Português e um aluno bolsista. Além de ofertar a interpretação nas aulas, reuniões, seminários e outras atividades acadêmicas, há também o atendimento especializado bilíngue por meio da tradução de materiais como livros, artigos e vídeos, sendo uma das poucas universidades que oferecem esse trabalho de tradução.
De acordo com a Resolução Nº 017/2022 do Conselho Universitário (Consuniv/UEA), a interpretação compreende na atividade realizada por meio da transferência da mensagem de Libras para Língua Portuguesa e vice-versa, de maneira simultânea ou consecutiva. Já a tradução, é a atividade de transposição de textos escritos para Libras - Língua Portuguesa e vice-versa.
A inclusão de intérpretes de Libras em sala de aula nos diversos cursos de graduação e de pós-graduação da UEA é destacada como um exemplo positivo de política que garanta o acesso à comunicação e à informação. Essa iniciativa valoriza a importância da divulgação e incentiva os professores que desempenham esse papel, sem expor os alunos, mostrando que a universidade está comprometida com a educação bilíngue de surdos.
Saiba mais
A Copps foi criada em setembro de 2020 com o objetivo de estabelecer políticas linguísticas institucionais para garantir o acesso e a permanência dos alunos e professores surdos, assim como da comunidade surda em geral nas ações da UEA. A coordenação tem a responsabilidade de discutir e implementar políticas desde o ingresso até a tradução, interpretação e elaboração de materiais acadêmicos e informativos, além de oferecer suporte aos docentes e discentes.
doação livros ufam manaus literatura oportunidade educação manaus amazonas vagas cetam oportunidade iel educação manaus manaus decoração natal largo de são sebastião amazonas manaus cinema filme diego bauer 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc amazonas brasil investigação policia federal jair bolsonario compra oportunidade feira ads manaus peixe amazonas alemanha exportação amazonas manaus economia manaus procon am amazonas discriminação amazonas boi garantido parintins festival de parintins
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....