A MRV participa do 2º Encontro Nacional do Iclei Brasil, nos dias 6, 7 e 8 de junho, em Palmas, que tem como tema “Cidades Sustentáveis: soluções baseadas na natureza e energias renováveis”. O evento é realizado pelo Iclei América do Sul e pela Prefeitura de Palmas e conta com apoio institucional de diversas organizações, como Pacto Global de Alcaldes por el Clima y la Energia - América Latina y Caribe (GCoM) e a iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030).
O encontro vai receber representantes do poder público de diversos estados e municípios brasileiros, convidados de governos da América do Sul e representantes de todas as esferas da sociedade civil, engajados com a questão da emergência climática e comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.
Parceira do Instituto, a MRV vai apresentar durante o evento os projetos de sustentabilidade do Cidade Sete Sóis. “O 'Vizinhos do Bem' é um programa desenvolvido pela MRV, com base nos ODS e na Agenda 2030 da ONU, que fará parte do escopo do Cidade Sete Sois Paralela de Salvador e do Cidade Sete Sois Cia City de São Paulo. Isso possibilitará fortalecer o relacionamento da companhia com a vizinhança de seus empreendimentos, a partir de ações de engajamento com a comunidade nos territórios em que atua”, adianta o gestor executivo de Sustentabilidade, José Luiz Esteves da Fonseca.
Além disso, a parceria com o Iclei oferece à MRV a possibilidade de enriquecer os seus projetos paisagísticos ao incorporar soluções de melhoria, visando tanto o engajamento da vizinhança com os espaços públicos projetados pela empresa quanto o atendimento de algumas demandas específicas do município.
Sustentabilidade
A MRV, com outras 45 companhias, assumiu como empresa signatária o Movimento Net Zero, que tem como objetivo coletivo reduzir 2 gigas de toneladas de CO₂ em emissões acumuladas até 2030, se comprometendo a diminuir suas emissões de GEE de forma alinhada aos critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi).
Além disso, a companhia tem como meta, até 2030, que 100% dos empreendimentos possuam alguma alternativa de fonte energética de origem renovável, como sistemas fotovoltaicos em seus telhados, parceria com empresas que oferecem desconto ou fazendas solares.
O grupo MRV&CO também já plantou mais de 1,9 milhão de mudas de árvores desde 2010. O volume de gás carbônico removido da atmosfera ao longo dos últimos 12 anos foi mais de 920 mil toneladas, o que corresponde ao que é produzido em 16 milhões de pontes aéreas entre Rio Janeiro e São Paulo e a 4 bilhões de quilômetros rodados de automóvel. Em 2022, o projeto de reuso de água foi fomentado pelo CNPq e conta hoje com dois bolsistas para o estudo de viabilidade do sistema e cerca de 81,5 mil m³ de resíduos foram destinados para a reutilização e/ou reciclagem.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tornar as cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis é um dos desafios propostos por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS-ONU). Considerando quatro dimensões: social, ambiental, econômica e institucional, o propósito é até 2030 construir um caminho de sustentabilidade, por meio de medidas consistentes e transformadoras. Entre elas, destacam-se descarbonização, transição energética e implementação de soluções baseadas na natureza.
Dados mostram que 73% das emissões globais de Gases de Efeito Estufa são provenientes do setor de energia (Climate Watch Data, 2019). Reduzir o consumo de combustíveis de origem fóssil e ampliar o uso de fontes de energia renováveis são pressupostos para combater os efeitos da mudança climática. Em complemento, a implementação de soluções baseadas na natureza possibilita a utilização de elementos naturais para aprimorar a qualidade de vida, proteger a biodiversidade e melhorar a resiliência local.
Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade
O órgão é uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais, comprometido com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A equipe de especialista oferece acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.
O Iclei América do Sul conecta seus mais de 100 governos associados em oito países. Em 2018, para continuar construindo fortes relações de apoio com seus associados, o secretariado regional abriu dois escritórios de Coordenação Nacional, na Colômbia e na Argentina, respectivamente. Ao longo destes anos, o Iclei América do Sul destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis.
livros manaus doação ufam literatura amazonas cetam oportunidade manaus educação vagas iel manaus educação oportunidade natal manaus amazonas decoração largo de são sebastião cinema filme amazonas diego bauer 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc manaus jair bolsonario policia federal brasil investigação oportunidade compra ads feira amazonas manaus peixe amazonas alemanha exportação manaus economia discriminação manaus procon am amazonas parintins boi garantido festival de parintins amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....