Estudo inédito analisou a qualidade da água consumida em 44 casas flutuantes localizadas em três municípios do Médio Solimões, durante o período de seca e cheia dos rios. A pesquisa avaliou a água diretamente armazenada pela população para consumo, 90% estava em garrafas PET ou baldes. O projeto recebeu apoio do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Os resultados encontraram a presença acima do normal de nitrito e manganês, substâncias prejudiciais à saúde humana, além de bactérias que podem causar doenças nos seres humanos, como diarreia e infecção, em mais de 83% das amostras de água analisadas.
De acordo com o coordenador do projeto e doutor em Ciências, Michel Nasser, do campus de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), durante a pesquisa, além das análises, também foram verificados hábitos de consumo e condições gerais de armazenamento da água.
As informações obtidas com o estudo podem ser usadas para nortear medidas de saúde pública para melhorar a água consumida nessas localidades.
“Foram realizadas duas campanhas de coleta e análise da água de casas flutuantes dos municípios de Coari (17 amostras), Codajás (11 amostras) e Tefé (16 amostras) ”, informou o pesquisador.
Geração de conhecimento
Conforme destacou o coordenador, a pesquisa poderá direcionar futuros estudos para coletar e avaliar se a água de rios, lagos e mananciais também apresentam contaminação de manganês e nitrito, por exemplo.
A pesquisa divulgou e instruiu a população ribeirinha sobre a adoção de procedimentos corretos de armazenamento e desinfecção da água de consumo com o objeitvo de minimizar eventuais doenças de veiculação hídrica. No total, 63,6% dos moradores informaram que não faziam nenhum tipo de tratamento na água antes do consumo.
Trabalho em Equipe
Com o título “Impacto dos eventos climáticos (inundação e seca) na qualidade da água de consumo de indivíduos moradores de casas flutuantes no Amazonas”, o estudo, já finalizado, contou com a participação de 13 pesquisadores das áreas de biotecnologia, saúde e química vinculados à Ufam e à Universidade de São Paulo (USP).
O projeto recebeu investimento da Fapeam, via edital Nº 003/2020 do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – Painter, que fomenta a interiorização por meio de projetos de pesquisa que visem o fortalecimento e a consolidação da infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
manaus projeto de lei amazonas pesquisa aprovação cmm manaus amazonas churrasco PUMP BBQ Festival casa vhida amazonas manaus ong manaus emoção amazonas aids cinema manaus chef amazonas gastronomia Pedro Mendes cultura amazonas manaus concerto de natal cultura programação manaus amazonas programação amazonas O Mundo Encantado do Natal natal manaus construnorte manaus evento construção amazonas amazonas influenza manaus vacinação
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....