Missão formada por profissionais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) percorreu, no fim de semana, a região da Serra da Valéria e rio Uaicurapá, para elaboração de diagnóstico do potencial turístico de Parintins (a 369 km de Manaus). Órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a UGPE é responsável pela implantação do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) no município.
O objetivo da Missão, de acordo com o secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, é propor uma ação de fortalecimento do setor, através do Prosai, que está sendo levado para Parintins pelo Governo do Amazonas. Ele explica que o levantamento que está sendo realizado leva em conta, principalmente, os meses fora do período de realização do Festival Folclórico, porque, nesta época, o município já recebe bastante turistas. “A ideia é movimentar o setor durante todo o ano, de forma a gerar renda para a população”, afirmou.
A Missão da UGPE e BID visitou comunidades locais, como Maranhão e Zé Açu, além dos lagos das duas regiões. Os locais estão na rota da temporada de cruzeiros, organizada pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), recebendo, entre setembro e maio, navios estrangeiros. O grupo também realizou reuniões com a Secretaria Municipal de Turismo, Amazonastur e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), além de visitas aos pontos turísticos da cidade, incluindo o Bumbódromo, onde o foco principal foi conhecer o trabalho realizado pelo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, do Governo do Estado, que funciona no local.
Liderada pelo subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, e o subcoordenador Jurídico e Institucional, Francisco Soares, a Missão contou também com a participação da consultora especialista em turismo do BID, Luciana Sagi, e de técnicos da UGPE. Segundo Leonardo Barbosa, além das obras de saneamento básico, urbanismo e habitação, o Prosai Parintins visa desenvolver a economia local, principalmente o turismo, uma vocação natural de Parintins, que ainda tem grande potencial para ser explorado.
“Nessa Missão, nós buscamos explorar alguns roteiros para identificar onde teremos condições de gerar o maior impacto possível com os recursos disponíveis, estimulando, assim, o turismo local, além do Festival que já é um fato consolidado. Nossa intenção é explorar o potencial ainda desconhecido do grande público e, a partir de um diagnóstico, propor ações de fortalecimento do setor que possam ser sustentáveis o ano todo”, explicou.
Dia Mundial da Criatividade amazonas manaus wcd manaus diário das marias espetáculo amazonas manaus mulheres projeto amazonas manaus empoderaELA viagem aeroporto de manaus amazonas manaus sem energia apagão amazonas manaus energia elétrica banda Raimundos manaus Amazonas Food Festival amazonas lider religioso pc-am operação mateus investigação amazonas manaus aliciamento de menor amazonas manaus cetam aulas cronograma ead predios mpf amazonas ruas ditadura no Amazonas manaus capacitação transformação manaus amazonas projeto ct