O governador Wilson Lima entregou, nesta terça-feira (13/06), quatro ramais no quilômetro 2 da rodovia BR-174, em Manaus, totalmente revitalizados. Além de segurança no tráfego e qualidade de vida para a população, as obras do Governo do Amazonas impactam positivamente na economia local ao facilitar o escoamento da produção rural.
O investimento de R$ 26,9 milhões faz parte de um pacote de obras de mobilidade que engloba os ramais Sol Nascente, com 1,98 quilômetro; Frederico Veiga, com 3,48 quilômetros; Cláudio Mesquita, com 4,8 quilômetros; e Novo Paraíso, com 5,43 quilômetros; além de uma rotatória.
Em uma segunda etapa, o Estado vai construir um novo acesso do ramal Cláudio Mesquita ao quilômetro 8 da BR-174. Além disso, a pavimentação de um trecho de 250 metros, no quilômetro 2, está em fase de conclusão.
“A missão do nosso governo é transformar a vida de quem tanto precisa; é transformar a vida daquele pequeno produtor que nunca foi assistido, que nunca foi olhado pelo Governo do Estado do Amazonas. E todas as vezes que eu venho fazer uma entrega como essa aqui, faço questão de ir lá na propriedade do morador, do pequeno produtor, para saber o que mudou na vida dele. E os relatos me deixam muito orgulhoso do que a gente tem feito e, por outro lado, também aumenta muito a responsabilidade“, destacou Wilson Lima.
Os serviços realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), contemplaram terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização horizontal e vertical.
Os quatro ramais também receberam trabalhos de hidrossemeadura, uma técnica que consiste em retocar o solo com sementes e adubos minerais para evitar erosão dos barrancos nas laterais das pistas.
Desde 2019, a gestão Wilson Lima já concluiu mais de 159 quilômetros de ramais em todo o Amazonas, totalizando 25 obras com as quatro desta entrega. Atualmente, o Governo do Estado executa mais 128,68 quilômetros de obras em ramais.
“E nós temos mais 250 quilômetros de ramais em projetos para ser lançado em breve. Então, nós temos muito a fazer, temos uma satisfação enorme de estar aqui com vocês, partilhar esse momento de integração dessa região que é importante região turística, produtora, com uma integração maior com a BR-174, com a cidade Manaus e o Centro de Manaus”, disse o secretário da Seinfra, Carlos Henrique.
Acompanharam o governador Wilson Lima no evento, o vice-governador Tadeu de Souza; o secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima; o deputado estadual João Carlos, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); os vereadores Eduardo Alfaia e Márcio Tavares, representando a Câmara Municipal de Manaus; além de moradores e presidentes das comunidades da área.
“Eu estou aqui há 22 anos e por aqui já passaram vários governadores, mas um caboclo macho para fazer foi o Wilson Lima. Então, governador, muito obrigado por tudo mesmo, pelo carinho que o senhor tem tido pela nossa comunidade”, agradeceu o presidente da comunidade Novo Paraíso, Dedé Paulo, resumindo que a obra concluída é “um sonho realizado”.
Ainda durante a solenidade, o governador Wilson Lima entregou a produtores locais Cartões do Produtor Primário, que possibilitam isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de máquinas, insumos e equipamentos, além de outros benefícios; e também liberou crédito rural em apoio aos produtores.
Sobre os ramais
O ramal Cláudio Mesquita dá acesso ao ramal Sol Nascente que, por sua vez, permite a entrada nos ramais Frederico Veiga e Novo Paraíso, por meio de uma rotatória. Com a conclusão das obras, atividades como a avicultura, a produção de tambaqui e cultivo de hortaliças ganham impulso. A pavimentação das vias também fomenta o turismo na região. Os ramais dão acesso ao rio Tarumã-Açu.
Segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), 340 famílias vivem no entorno do ramal Novo Paraíso e desenvolvem a avicultura, com 12.100 bicos de aves de corte e postura; produzem hortaliças em 7,5 hectares, incluindo couve, coentro, cebolinha e alface; e atividades como a piscicultura, com 2,5 hectares de lâmina d’água e cultivo de tambaqui; e a fruticultura, com 46 hectares com banana, citros, cupuaçu e açaí.
Já no ramal Frederico Veiga há 120 famílias que trabalham com a fruticultura, sendo 28 hectares com banana, citros, cupuaçu e açaí; piscicultura, com 1,8 hectares de lâmina d’água e cultivo de tambaqui; avicultura, com 6.200 bicos de aves de corte e postura, e na produção de hortaliças como alface coentro, couve e cebolinha, em 4,2 hectares.
No entorno dos ramais Cláudio Mesquita e Sol Nascente vivem 65 famílias de produtores rurais, com atividades como a avicultura, com 3.600 bicos de aves de corte e postura; o cultivo de hortaliças, sendo 15 hectares com couve, alface, coentro e cebolinha; a piscicultura, com 1,2 hectares de cultivo de tambaqui; e a fruticultura, com oito hectares de banana, citros e cupuaçu.
aprovação manaus projeto de lei cmm pesquisa amazonas PUMP BBQ Festival churrasco manaus amazonas amazonas casa vhida ong manaus amazonas cinema emoção aids manaus gastronomia Pedro Mendes chef amazonas manaus cultura manaus amazonas concerto de natal amazonas cultura programação manaus manaus O Mundo Encantado do Natal programação natal amazonas evento manaus construção construnorte amazonas amazonas influenza vacinação manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....