Uma experiência genuína é conhecer os atrativos turísticos, belezas naturais e passear por Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) a bordo de um triciclo, um símbolo de transporte tradicional da ilha dos bumbás Caprichoso e Garantido. Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas, os tricicleiros que conduzem o veículo recebem o apoio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), conquistam renda e mudam de vida, a partir do turismo.
Conforme dados levantados pela Amazonastur, o modal gera emprego e renda para cerca de 300 tricicleiros. Josebias Mourão trabalha neste segmento há 32 anos. Para o tricicleiro, a atividade também envolve o amor pela ilha, pelo Festival Folclórico de Parintins, em especial pelo boi Garantido, do qual é torcedor.
O tricicleiro relata que o primeiro emprego veio como recomendação dos amigos ainda na juventude, mas até hoje a atividade é o sustento da família.
“Na verdade para todos é muito fundamental. Durante o período do festival, que são três dias, é uma renda extra que entra, mas a gente batalha durante semanas, o que dá para tirar um bom dinheiro”, enfatizou.
Nesta temporada, o tricicleiro, Plácido Santos, celebra a chance de compartilhar o amor pela ilha da magia em outro idioma. O tricicleiro, que é torcedor do Caprichoso, realizou o curso de inglês promovido pela Amazonastur, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que é voltado para serviços turísticos.
“Recebemos muitos turistas quando os navios chegam, na época do festival e também na festa da padroeira, que são as datas que a gente ganha um dinheiro a mais. Eu gosto muito de receber turistas, de levá-los para os lugares, porque vamos conversando sobre a cidade, a cultura e trocando ideias. Eu gosto muito”, destacou Plácido.
Trabalhando há mais de 20 anos como tricicleiro, Plácido afirma que a Catedral, Bumbódromo, a Praça da Liberdade e os galpões dos bois são os pontos turísticos mais buscados pelos turistas em Parintins.
Charme e tradição
Atração turística sustentável, o triciclo agrada os visitantes da ilha, sendo o transporte mais procurado para conhecer Parintins, com média de satisfação de 87,32% entre os visitantes, apontam dados da Amazonastur.
O meio de transporte charmoso, que tem uma estrutura feita 70% de ferro, coberta de lona e movido pelo guidão da bicicleta, teve como um dos seus pioneiros o mecânico de bicicleta, Valdenor Queiroz, na década de 80. E ficou popularmente conhecido na década de 1990, com o crescimento do Festival Folclórico de Parintins.
policia federal brasil jair bolsonario investigação ads amazonas compra manaus feira oportunidade peixe economia alemanha manaus exportação amazonas procon am discriminação amazonas manaus amazonas parintins festival de parintins boi garantido comissão pastoral da terra indigenas isolados manipulação investigação imagem Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM amazonas manaus oab manaus esporte Projeto Voo Campeão amazonas cultura artesa manaus amazonas expoartes show amazonas Festival Nema manaus led
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....